O que pode causar o bisfenol A?
Índice
- O que pode causar o bisfenol A?
- Quais os riscos do bisfenol?
- Como o Bisfenol-a atinge com mais facilidade o alimento?
- O que é plástico livre de BPA?
- Como é liberado o bisfenol A?
- Como saber se não tem bisfenol?
- Quais polêmicas surgiram sobre o uso do bisfenol?
- Quais os malefícios dos bisfenol aos seres humanos?
- Quais os possíveis riscos do bisfenol A para a saúde?
- Qual a quantidade recomendada de bisfenol A?
- Como diminuir o contato com o bisfenol A?
- Como identificar produtos que contenham bisfenol?

O que pode causar o bisfenol A?
São Paulo - O Bisfenol A é um composto usado na fabricação de plásticos e revestimentos de outros materiais. Conforme mostram pesquisa, a presença desse químico no organismo humano pode causar anomalias hormonais e outras doenças, como o câncer.
Quais os riscos do bisfenol?
Substância desregula o sistema endócrino Além disso, o Bisfenol pode causar disfunção no pâncreas, dificultando a produção de insulina e aumentando o risco de o corpo desenvolver diabetes. O fígado e a vesícula biliar também podem sofrer as consequências da disrupção endócrina.
Como o Bisfenol-a atinge com mais facilidade o alimento?
“O BPA é uma molécula muito instável e pode migrar dos produtos para os alimentos apenas com mudanças de temperatura ou danos à embalagem”, explica Cristiane Kochi, médica endocrinologista-pediatra e membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.
O que é plástico livre de BPA?
O bisfenol A (BPA) é utilizado na produção de plásticos e resinas e pode ser nocivo para a saúde. O bisfenol A, também chamado de BPA, é uma substância química orgânica que constitui a unidade básica de polímeros e revestimentos de alto desempenho, principalmente plásticos policarbonatos e resinas epóxi.
Como é liberado o bisfenol A?
O bisfenol A é liberado em maiores quantidades quando o plástico é aquecido. 3 – Evite levar ao freezer alimentos e bebidas acondicionadas no plástico. A liberação do composto também é mais intenso quando há um resfriamento do plástico.
Como saber se não tem bisfenol?
Para identificar os produtos que contêm bisfenol A é importante observar nas embalagens a presença do nº 7 dentro do símbolo de reciclagem do plástico (como mostra a imagem), pois esse número representa que o material foi feito utilizando bisfenol.
Quais polêmicas surgiram sobre o uso do bisfenol?
As aplicações desse composto passaram a ser alvo de polêmica, pois estudos mostraram que ele é um desregulador endócrino, que tem uma atividade de hormônio feminino, sendo que altas doses dele no organismo poderiam estar associadas a casos de câncer, abortos, obesidade, infertilidade, além de alterações no sistema ...
Quais os malefícios dos bisfenol aos seres humanos?
Na saúde humana, pode induzir a diversos distúrbios como ginecomastia, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, infertilidade, síndrome do ovário policístico, diabetes, obesidade, puberdade precoce e neoplasias.
Quais os possíveis riscos do bisfenol A para a saúde?
- Os possíveis riscos do bisfenol A para a saúde têm sido muito estudados e, de acordo com alguns estudos, a contaminação dos alimentos por BPA pode, de fato, aumentar o risco de desenvolvimento de problemas de saúde, como: 1. Problemas gastrointestinais
Qual a quantidade recomendada de bisfenol A?
- A quantidade máxima recomendada, nos adultos, do consumo de bisfenol A, para evitar danos à saúde, é de 40 μg a 5 μg/kg de peso corporal por dia, enquanto nos bebês e crianças é de 0,875 µg/kg.
Como diminuir o contato com o bisfenol A?
- Para diminuir o contato com o bisfenol A deve-se utilizar recipientes de plástico sem BPA, BPA free , ou optar pelo uso de recipientes de vidro ou de bambu, especialmente para embalar comida.
Como identificar produtos que contenham bisfenol?
- Para identificar produtos que contenham bisfenol A deve-se observar nas embalagens a presença dos números 3 ou 7 no símbolo de reciclagem do plástico, pois esses números representam que o material foi feito utilizando o bisfenol.