adplus-dvertising

O que o Futurismo valorizava?

Índice

O que o Futurismo valorizava?

O que o Futurismo valorizava?

Manifestação artística que valorizava o desenvolvimento tecnológico. O Futurismo foi uma movimentação artística que fez parte das vanguardas europeias (movimento que causou uma ruptura com a tradição cultural do século XIX), assim como o Cubismo, Dadaísmo, Expressionismo e Surrealismo.

Como surgiu o futurismo?

  • Assim como os outros movimentos de vanguarda, o futurismo surgiu em uma época de tensão política entre as superpotências mundiais — o que levou à Primeira Guerra Mundial — e de grande desenvolvimento tecnológico nas áreas de comunicação e transporte, o que permitiu a diminuição das distâncias e, portanto, favoreceu a velocidade nas comunicações.

Qual é a alternativa ao futurismo?

  • Trata-se do: Alternativa b: O futurismo era o movimento de vanguarda que glorificava a máquina, a velocidade e o avanço industrial como horizonte de progresso humano. O termo vanguarda designava originalmente a posição dos guerreiros que iam à frente, nas batalhas.

Como o futurismo é dividido?

  • Historicamente, o Futurismo é dividido em duas partes: pré-guerra e pós-guerra. No chamado “primeiro futurismo”, os representantes mais extremistas do movimento exaltavam as ideias de violência e guerra, pois achavam que desta formam conseguiriam “higienizar” o mundo.

Quais os parâmetros do futurismo?

  • Estava evidente no Futurismo a valorização da industrialização e da tecnologia enquanto progresso técnico. Além disso, os parâmetros se baseavam no futuro, na velocidade, na vida moderna, na violência (militarismo) e ruptura com a arte do passado. Dinamismo de um cão na coleira (1912), de Giacomo Balla, destaca o movimento das patas de um cão.

Postagens relacionadas: