Como o CFC afeta o meio ambiente?
Índice
- Como o CFC afeta o meio ambiente?
- Quais os prejuízos causados pelo CFC?
- Porque é que os clorofluorcarbonetos são prejudiciais ao meio ambiente?
- Qual o principal prejuízo a atmosfera causado pelo CFC?
- O que o CFC causa ao planeta Terra quando é lançado na atmosfera?
- O que é CFC e quais danos Eles causam?
- Quais são as consequências da destruição da Camada de Ozônio?
- Como é originado o clorofluorcarboneto?
- Quais são os malefícios causados pelo gás CFC?
- Por que o CFC prejudica a natureza?
- Como sobrevivem os fluidos CFCs na atmosfera?
- Qual a legislação para eliminar os tipos de CFCs?
Como o CFC afeta o meio ambiente?
A produção do CFC-11 é duplamente nociva: além de aumentar o buraco na camada que nos protege dos raios UV-B, ela contribuiu para o aquecimento global. No início de 2018, a Agência de Pesquisa Ambiental, no Reino Unido, rastreou a produção de CFC e chegou a uma série de fábricas na China.
Quais os prejuízos causados pelo CFC?
O problema do CFC é que, além de ser 15 mil vezes mais nocivo ao ozônio que o dióxido de carbono (CO2), ele permanece muitos anos na atmosfera. Já o problema da destruição da camada é que, com um buraco aberto nela, a humanidade fica exposta aos males do Sol sem filtro: câncer e mais uma variedade de doenças.
Porque é que os clorofluorcarbonetos são prejudiciais ao meio ambiente?
O clorofluorcarbono é um composto totalmente sintético e atóxico, mas é muito nocivo ao nosso planeta, pois ajuda a destruir a camada de ozônio que protege todos os seres humanos da ação direta dos raios do sol.
Qual o principal prejuízo a atmosfera causado pelo CFC?
Esse fenômeno causa a destruição na camada de ozônio, o que aumenta a entrada de raios UV na atmosfera causando grandes problemas como o câncer de pele, catarata, diminuição do fitoplâncton e redução das colheitas.
O que o CFC causa ao planeta Terra quando é lançado na atmosfera?
O CFC é um gás bastante leve, capaz de subir até a atmosfera e atingir a camada de ozônio (O3), reagindo com o ozônio e transformando-o em oxigênio (O2). Devido à alteração ocasionada pelo gás, o O3 é enfraquecido.
O que é CFC e quais danos Eles causam?
O Clorofluorcarboneto (CFC) é um tipo de gás que está presente na estrutura de geladeiras e aparelhos de ar condicionado, além de sprays, aerossóis e solventes. ... Com isso, o gás passa a apresentar uma reação que libera radicais livres de Cloro, que causa a decomposição do ozônio.
Quais são as consequências da destruição da Camada de Ozônio?
Consequências da destruição da Camada de Ozônio Essa situação provoca alterações nas cadeias alimentares e no funcionamento dos ecossistemas. A ação intensa dos raios ultravioletas também pode causar diversos males à saúde humana, como: Degeneração do DNA das células. Câncer de pele.
Como é originado o clorofluorcarboneto?
O que é o Clorofluorcarboneto: Os clorofluorcarbonetos (CFCs) são compostos químicos formados por três elementos: carbono (C), flúor (F) e cloro (Cl). Estes compostos fazem parte da família dos haletos orgânicos e são sintetizados a partir de hidrocarbonetos pela substituição de átomos de hidrogênio por halogênios.
Quais são os malefícios causados pelo gás CFC?
- Quais são os malefícios causados pelo gás CFC? Como já foi dito, o clorofluorcarbono é um dos principais causadores do buraco na camada de ozônio, a grande responsável por proteger os seres vivos dos raios solares. Esse composto pode agir por até 75 anos, prejudicando a natureza e a vida terrestre ao longo de décadas.
Por que o CFC prejudica a natureza?
- Por se tratar de um composto que prejudica a natureza de diversas maneiras, no entanto, o CFC tem sido substituído por outras soluções que são menos agressivas ao meio ambiente. O CFC foi criado em 1928, sendo composto por carbono, flúor e cloro.
Como sobrevivem os fluidos CFCs na atmosfera?
- Os fluidos CFCs também podem sobreviver no ambiente por pelo menos um século, o que significa que esses produtos continuam a causar danos na atmosfera por mais de cem anos.
Qual a legislação para eliminar os tipos de CFCs?
- Em 2009 os membros das Nações Unidas firmaram o acordo do Protocolo de Montreal que dispõem de legislação para eliminar a produção e o uso dos tipos de CFCs. O Brasil se comprometeu na década de 90 em reduzir consideravelmente o uso desses gases até 2010.