Quantas pessoas morreram por conta do Césio 137?
Índice
- Quantas pessoas morreram por conta do Césio 137?
- O que é o que é césio-137?
- Para que é utilizado o césio-137 por que tal produto causou tamanho estrago?
- Como a saúde das Vítimas do Césio-137 e foi afetada?
- O que foi o acidente com césio-137 em Goiânia?
- O que é césio-137 em Goiânia?
- O que contribuiu para a disseminação da radiação emitida pelo césio-137 em Goiânia?
- Por que o césio é perigoso para a saúde?
- Quais são as principais reações do césio?
- Por que o césio é semelhante ao potássio?
- Por que o césio é usado para tratamentos oncológicos?
Quantas pessoas morreram por conta do Césio 137?
Oficialmente, quatro pessoas morreram por exposição excessiva à radiação, mas a quantidade de pessoas contaminadas ainda provoca discussão. O governo federal reconhece 120.
O que é o que é césio-137?
O césio-137 é um dos 32 isótopos de césio, entre os quais apenas o isótopo césio-133 é estável. O radioisótopo césio-137 é produzido artificialmente a partir da fissão nuclear do urânio e é usado em radioterapia.
Para que é utilizado o césio-137 por que tal produto causou tamanho estrago?
O Césio-137 é um isótopo radioativo do elemento químico césio que é usado em equipamentos de radiografia. Ele era usado na forma de um sal — o cloreto de césio (CsCl) — pelo antigo Instituto Goiano de Radioterapia (IGR), que o guardava dentro de uma bomba ou cápsula revestida de uma caixa protetora de aço e chumbo.
Como a saúde das Vítimas do Césio-137 e foi afetada?
Estudos apontam que aproximadamente 75% dos indivíduos expostos a contaminações por acidentes nucleares apresentam alguma forma de sintomas psicológicos, desde a incapacidade de dormir à dificuldade de concentração e isolamento social.
O que foi o acidente com césio-137 em Goiânia?
Em setembro de 1987 aconteceu o acidente com o Césio-137 (137Cs) em Goiânia, capital do Estado de Goiás, Brasil. O manuseio indevido de um aparelho de radioterapia abandonado, onde funcionava o Instituto Goiano de Radioterapia, gerou um acidente que envolveu direta e indiretamente centenas de pessoas.
O que é césio-137 em Goiânia?
Em setembro de 1987 aconteceu o acidente com o Césio-137 (137Cs) em Goiânia, capital do Estado de Goiás, Brasil. O manuseio indevido de um aparelho de radioterapia abandonado, onde funcionava o Instituto Goiano de Radioterapia, gerou um acidente que envolveu direta e indiretamente centenas de pessoas.
O que contribuiu para a disseminação da radiação emitida pelo césio-137 em Goiânia?
"A chuva que caiu em Goiânia na época contribuiu para disseminar o Césio presente no solo e os ventos favoreceram a dispersão dentro dos locais já afetados, mas geralmente delimitados por muros e paredes das casas".
Por que o césio é perigoso para a saúde?
- Apesar da perigosidade do elemento, o Césio também é utilizado em benefício da saúde. Isso porque, os aparelhos de radioterapia, por exemplo, utilizam o elemento radioativo para tratamentos oncológicos.
Quais são as principais reações do césio?
- Quimicamente falando, o Césio é um metal capaz de formar sais por meio da reação com outros elementos. Além da formação de sais, o Césio-137 também é utilizado como catalisador. Essa utilização é vista, principalmente, na hidrogenação catalítica e na síntese orgânica. As principais reações do Césio são:
Por que o césio é semelhante ao potássio?
- Tem mais depois da publicidade ;) Por ser um elemento da família dos metais alcalinos (família 1 na Tabela Periódica), o Césio é semelhante ao potássio (K) (que também pertence a essa família) e é capaz de substitui-lo nos tecidos vivos.
Por que o césio é usado para tratamentos oncológicos?
- Isso porque, os aparelhos de radioterapia, por exemplo, utilizam o elemento radioativo para tratamentos oncológicos. Dessa forma, as partículas atômicas emitidas pelo Césio conseguem atingir células cancerígenas, por exemplo. Na natureza, o Césio-137 é encontrado em minerais como o pollucite e a lepidolita.