O que faz o Coren?
O que faz o Coren?
O Sistema Conselho Federal e Conselhos Regionais de Enfermagem foi criado pela Lei nº 5.905/73, constituindo-se em uma autarquia federal que tem como funções NORMATIZAR, DISCIPLINAR e FISCALIZAR o exercício profissional, incluindo o papel de tribunal ético.
Quais são as principais atividades do Coren?
Competências do CORENs
- Deliberar sobre inscrição no Conselho e seu cancelamento.
- Disciplinar e fiscalizar o exercício profissional, observadas as diretrizes gerais do Conselho Federal.
- Fazer executar as instruções e provimentos do Conselho Federal.
Como é dirigido o Coren?
3) Como é dirigido o COREN? O COREN-RO é dirigido por um Plenário constituído por 14 Conselheiros, sendo 8 Enfermeiros, 4 Técnicos e 2 Auxiliares de Enfermagem, eleitos pelo pleito direto, mediante voto pessoal, secreto e obrigatório dos profissionais inscritos.
Quem deve se inscrever no Coren?
Quais são os profissionais que precisam ter um registro no COREN? Os bacharéis em enfermagem, bem como os técnicos e auxiliares que têm diploma, necessitam, perante a lei, de um registro no COREN. A falta dele configura como exercício ilegal da profissão, e o profissional responderá judicialmente por isso.
Como verificar se o Coren está ativo?
Basta informar o CPF ou o nome completo para pesquisar a situação do profissional junto ao Conselho. O link para o novo sistema está disponível no ícone “Busca por profissionais”, localizado ao lado direito do logo do COREN-SP na parte superior do site.