Como o CUB é classificado?
Como o CUB é classificado?
Padrão de acabamento: baixo, normal e alto. Padrão de acabamento: normal e alto. Assim, os tipos de CUB Residencial previstos na norma atingem 11 especificações.
Por que o CUB deve ser utilizado?
- É dessa forma que o CUB deve ser utilizado: para a garantia de uma estimativa mais precisa e que visa auxiliar a elaboração de projetos, orçamentos e cronogramas consistentes. É preciso considerar que, como este, existem outros cálculos, como o BDI, por exemplo, necessários para a realização de um bom projeto.
Quais são os itens considerados e não considerados no Cub?
- Quais são os itens considerados e não considerados no CUB? Antes de mais nada, é interessante saber que o CUB tem como base a norma ABNT NBR 12721:2006, que leva em conta os lotes básicos de recursos da construção (materiais, mão de obra, locação e compra de equipamentos, despesas administrativas).
Quais são os valores do CUB?
- O cálculo do CUB é produzido pelas unidades regionais do SINDUSCON (Sindicato das Indústrias da Construção Civil). Deve-se conferir os valores referentes ao CUB, mensalmente, no site dos sindicatos, considerando a abrangência regional para escolha do valor a adotar. A divulgação deve ocorrer até o dia 5 de cada mês.
Quais são os itens não incluídos no Cub?
- Falarei mais sobre os itens não inclusos no próximo tópico. Quais são os itens considerados e não considerados no CUB?