adplus-dvertising

O que não vira palavra vira sintoma?

Índice

O que não vira palavra vira sintoma?

O que não vira palavra vira sintoma?

Adoecemos por aquilo que não dizemos. 😶😢 Algumas pessoas deixam de falar e expressar seus sentimentos, escondendo o que realmente sentem de verdade, e isso pode causar problemas de relacionamento, sintomas emocionais e físicos.

O que é um sintoma para Freud?

Em “Inibição, sintoma e angústia” (1926/1980), Freud apresenta o sintoma como “um sinal e um substituto de uma satisfação pulsional que permaneceu em estado jacente; [o sintoma] é uma conseqüência do processo de recalcamento” (Freud, 1926/1980, p. 112).

Como podemos definir um sintoma analítico?

O sintoma faz parte do jogo de significantes e, desse modo, é ordenado por suas leis. Nesse sentido "todo fenômeno analítico, todo fenômeno que participa do campo analítico, da descoberta analítica, daquilo com que lidamos no sintoma e na neurose, é estruturado como lingua-gem" (Lacan, 1988, p. 192).

Qual a diferença da visão do sintoma em psicanálise?

O sintoma na psicanálise, em diferença com a medicina, não se refere a algo detectável no organismo e que permite elaborar o diagnóstico de uma doença médica. O sentido do sintoma na psicanálise, como sintoma neurótico, leva ao sujeito do inconsciente.

O que significa dizer que um sintoma é uma solução de compromisso?

Assim, o sintoma é uma solução porque é a resposta a um problema, a um obstáculo que a satisfação do neurótico encontrou. Trata-se da famosa concepção freudiana do sintoma como “solução de compromisso”.

Qual o conceito de sintoma?

O sintoma é algo que se repete e que muitas vezes a pessoa não consegue sair dele sozinha, queixa-se de algo causador de sofrimento, porém sente-se ligada a ele, “é mais forte do que eu”. Para Freud, os sintomas têm sentido e se relacionam diretamente com a vida do sujeito que o produz.

O que causa a somatização?

A presença de ansiedade ou de depressão. A presença de um problema médico ou de estar na recuperação devido a uma. Uma história de eventos fatigantes tais como a violência, o traumatismo ou o abuso sexual. Abaixe a educação e o estado sócio-económico.

Postagens relacionadas: