O que é o que não é cidadania?
O que é o que não é cidadania?
A não cidadania ocorre quando os indivíduos em uma sociedade não possuem seus plenos direitos e deveres, ou, ela não é igualitária, como vemos a partir das parcelas segregadas e financeiramente pobres.
O que não faz parte da cidadania?
Desse modo, estrangeiros, escravos, crianças e as mulheres eram excluídos do direito à cidadania. No final do século XVIII, com o surgimento da Modernidade e da estruturação do Estado-Nação, o termo "cidadão" passou a designar aqueles que habitavam a cidade.
Quais são os deveres da cidadania?
Os deveres do cidadão
- Escolher os governantes do país;
- Cumprir todas as leis e a Constituição;
- Proteger o meio ambiente e todo o patrimônio público e social do Brasil;
- Respeitar os direitos das outras pessoas;
- Fazer as contribuições tributárias e previdenciárias devidas;
- Educar e proteger os seus semelhantes; e.
Qual a relação entre cidadão e Cidadania?
- Cidadão e cidadania. Na perspectiva jurídica, cidadão é aquele que goza dos seus direitos civis, políticos e sociais. Portanto, cidadania seria a qualidade do ser cidadão, alguém detentor de direitos e deveres no contexto social.
Qual a origem do termo cidadania?
- Do cenário político da sociedade atual a uma história que remete ao mundo antigo, o termo cidadania origina-se do latim civitas , enquanto o conceito advém da Antiguidade, aproximando-se nas civilizações gregas das noções de liberdade, igualdade e das virtudes tipicamente republicanas – que ainda nos dias atuais costumam ser ...
Quais são os fundamentos da cidadania?
- A consequência desse pertencimento são os direitos e deveres civis, políticos e sociais, que são assegurados ao cidadão pela Constituição Federal. Na nossa carta magna, a cidadania consta como um dos fundamentos da República Federativa do Brasil já no primeiro artigo:
Qual a sua cidadania cassada?
- Fala-se, por exemplo, de cidadania brasileira, cidadania portuguesa e cidadania americana. Em casos de descumprimento aos deveres, o indivíduo poderá ter parte de sua cidadania cassada, a exemplo de presidiários que possuem o direito de votar vetado, entre outras limitações impostas pela lei penal. Não pare agora...