Qual opção o que não é pronome relativo?
Índice
- Qual opção o que não é pronome relativo?
- Qual é a função do pronome relativo que nas duas situações em que ocorre a que palavras o pronome que se refere?
- Quais são os tipos de pronomes relativos?
- Como saber qual é o pronome relativo?
- Qual é a função do pronome relativo que nas duas situações?
- Qual a função do pronome QUE?
- O que são pronomes relativos e exemplos?
- Quais são os pronomes relativos variáveis?
- O que é um pronome relativo exemplos?
- Qual a função do pronome relativo na oração?
- Quais são os pronomes variáveis?
- Qual a forma adequada para o pronome “que”?
- Quanto é um pronome indefinido?
Qual opção o que não é pronome relativo?
(UFSCAR) O “que” não é pronome relativo na opção: a) Não há mina de água que não o chame pelo nome, com arrulhos de namorada. b) Não há porteira de curral que não se ria para ele, com risadinha asmática de velha regateira.
Qual é a função do pronome relativo que nas duas situações em que ocorre a que palavras o pronome que se refere?
Um pronome relativo pode ser variável ou invariável, ele tem a função de substituir um termo da oração anterior e estabelecer relação entre duas orações. ... Como se pode perceber, o que, nessa frase, está substituindo o termo professor e está relacionando a segunda oração com a primeira.
Quais são os tipos de pronomes relativos?
Os pronomes invariáveis são que, quem e onde. Sua forma sempre será essa, independentemente do contexto. Os pronomes variáveis são cujo (cuja, cujos, cujas), o qual (a qual, os quais, as quais) e quanto (quanta, quantos, quantas).
Como saber qual é o pronome relativo?
Quando QUE é pronome relativo?
- substitui um substantivo, evitando a sua repetição;
- estabelece uma relação com o substantivo que substitui;
- aparece após o substantivo que substitui;
- pode ser substituído por o qual, a qual, os quais ou as quais.
Qual é a função do pronome relativo que nas duas situações?
Esse pronome pode ser usado para substituir pessoa ou coisa, que estejam no singular ou no plural. Sintaticamente, o relativo "que" pode desempenhar várias funções: ... Substituindo o pronome pelo antecedente, temos: Eis os artistas.
Qual a função do pronome QUE?
Temos que o pronome relativo “que” substitui seu antecedente, representado pelo vocábulo “alunos”. Nesse caso, ele exerce a função de sujeito da oração. ... Dessa forma, além de ter servido como conectivo entre as orações, o pronome relativo "que" exerceu também uma função sintática – a de sujeito.
O que são pronomes relativos e exemplos?
Pronomes relativos são os que se relacionam com um termo anterior. Por isso, ao mesmo tempo que desempenham o papel de pronomes, também exercem a função de conectivos. São eles: que, quem, quando, como, onde e suas variáveis.
Quais são os pronomes relativos variáveis?
Os pronomes variáveis são cujo (cuja, cujos, cujas), o qual (a qual, os quais, as quais) e quanto (quanta, quantos, quantas).
O que é um pronome relativo exemplos?
Pronome relativo é uma classe de pronomes que substituem um termo da oração anterior e estabelecem relação entre duas orações. Não conhecemos o aluno. O aluno saiu. Não conhecemos o aluno que saiu.
Qual a função do pronome relativo na oração?
- Na oração “Temos que estudar mais”, o “que” atua como conjunção integrante (introduz uma segunda oração que completa o sentido da primeira), e não como pronome relativo. Nas demais alternativas, o pronome relativo tem como função sintática evitar a repetição de um termo expresso anteriormente. Alternativa “e”.
Quais são os pronomes variáveis?
- Sua forma sempre será essa, independentemente do contexto. Os pronomes variáveis são cujo (cuja, cujos, cujas), o qual (a qual, os quais, as quais) e quanto (quanta, quantos, quantas). Quando essas palavras possuem função de pronome relativo, podem referir-se a pessoas ou a coisas, exercendo o papel de referente do antecedente.
Qual a forma adequada para o pronome “que”?
- No caso da frase, em que o pronome se encontra entre um nome e um verbo, a forma mais adequada seria “que” ou “o qual”. 6) A casa de Pedro, que é empresário, foi demolida. O pronome relativo “que” retoma o termo antecedente “Pedro”, pois com ele mantém relação de sentido, de maneira que a frase se encontra gramaticalmente adequada.
Quanto é um pronome indefinido?
- Quanto; É um pronome relativo que virá antecedido por um pronome indefinido (tudo, todo, toda, todos, todas, tanto): Fez tanto quanto podia, mas não conseguiu. Tudo quanto era gente apareceu hoje. Onde; Terá valor de em que e sempre se referirá a um lugar: Aquele foi o lugar onde nos conhecemos.