adplus-dvertising

Não é o mesmo que o capital próprio?

Índice

Não é o mesmo que o capital próprio?

Não é o mesmo que o capital próprio?

Capital próprio é nada além da diferença de tudo o que a empresa possui (que é chamado de capital ativo) e o que ela deve (que é chamado de capital passivo) para terceiros, ou seja, é o líquido patrimonial existente na empresa.

Quais contas entram no capital próprio?

De fato, o capital próprio é composto por várias contas, das quais destacam-se:

  • Capital Social;
  • Reservas de Lucros;
  • Lucros ou Prejuízos acumulados.

Qual é o capital próprio de uma empresa?

  • O Capital Próprio constitui os meios financeiros de uma empresa, sendo nada mais que o patrimônio líquido da mesma. Ele serve para demonstrar como está a situação financeira de um negócio, se negativa, positiva ou nula. Muitos empresários podem ter dúvidas quanto a este assunto, por isso esse artigo foi elaborado.

Como decidir entre o capital próprio e o capital de terceiros?

  • A dica para decidir entre o capital próprio e o capital de terceiros é sempre analisar o ROI (retorno sobre investimento ou taxa de lucro) da sua empresa. Essa decisão de capital utilizado deve ter a finalidade de potencializar o crescimento da sua empresa e não o contrário.

Quais são os juros sobre capital próprio?

  • Por outro lado, como falamos, os Juros sobre Capital Próprio são uma espécie de artifício contábil utilizado pelas empresas. Por serem categorizados como despesa, o valor dos JCP é deduzido do lucro antes do desconto do IR. Logo, as empresas pagam menos impostos ao remunerar os investidores dessa forma.

Como calcular esse custo de capital próprio?

  • Confira a fórmula para calcular esse custo de capital próprio (Ke) por meio do método CAPM (capital assent pricing model ou método de precificação de ativos) B x (Rm – Rf) = prêmio pelo risco de ativo.

Postagens relacionadas: