adplus-dvertising

Quais os bens que não precisam ser inventariados?

Índice

Quais os bens que não precisam ser inventariados?

Quais os bens que não precisam ser inventariados?

Às vezes não existem bens a serem inventariados, ou se existem, são bens de pequeno valor. Os valores não recebidos em vida de um ente familiar podem ser recebidos pelos seus dependentes ou sucessores sem a necessidade de ingressar com o inventário ou arrolamento.

Qual é o inventário?

  • INVENTÁRIO. Inventário é o processo pelo qual se faz um levantamento de todos os bens de determinada pessoa após sua morte. Através deste são avaliados ...

Quais são os documentos necessários para o inventário?

  • Como falamos, entre os documentos necessários para o inventário, também é preciso apresentar os documentos dos bens do falecido. Como isso depende de qual tipo de posse o autor da herança tinha, nós separamos em alguns tópicos. Se o falecido deixou imóveis em seu nome, será necessário ter em mãos:

Qual o prazo de abertura do inventário?

  • Sabe-se que com o óbito, abre-se a sucessão, sendo imprescindível a abertura de inventário no prazo de 60 dias, o qual deverá ser realizado no último domicílio do “de cujus”, atentando-se ao disposto no artigo 96 do Código de Processo Civil, caso em que o inventário seja judicial. Art. 96.

Quais são as doutrinas que admitem inventário?

  • Ressalta-se que, tanto as doutrinas quanto as jurisprudências admitem este tipo de inventário, quando há a necessidade de uma declaração de inexistência de bens para a esfera jurídica.

Postagens relacionadas: