adplus-dvertising

Quais são as preliminares de contestação novo CPC?

Índice

Quais são as preliminares de contestação novo CPC?

Quais são as preliminares de contestação novo CPC?

As preliminares da contestação, contudo, podem ser de duas naturezas: peremptórias, que levam à extinção do processo. E devem, desse modo, ser abordadas primeiro na contestação, embora nenhuma preliminar seja de discussão obrigatória.

Quem é o contestante na contestação?

É todo aquele que contesta. Exemplo de uso da palavra Contestante: Responder, refrutar, impugnar. A resposta do réu.

Quais são os princípios processuais aplicáveis à contestação?

A contestação se justifica em razão dos princípios da ampla defesa, do contraditório e também da isonomia (porque o réu deve ter o direito de se manifestar tanto quanto o autor) e do acesso à justiça (pois a contestação é o meio pelo qual o réu irá acessar a justiça naquele caso).

Quando deve ser feita a contestação?

  • A contestação é feita por petição. Deve ser protocolada no Tribunal em um prazo de 15 dias a partir: da citação regular do réu, segundo o artigo 231, Novo CPC, independentemente da forma, e inclusive se houver comparecimento espontâneo do réu; da audiência de conciliação ou de mediação ou da última sessão de conciliação, ...

Qual o objetivo da contestação?

  • Na contestação o objetivo é fazer a defesa dos aspectos formais do processo antes de adentrar no mérito e nesse momento em que entram as preliminares. As preliminares da contestação podem ter o foco em extinguir o processo (peremptórias) ou então dilatá-lo no tempo (dilatórias).

Quais são as preliminares da contestação?

  • As preliminares da contestação são alegações de ordem formal, divididas em dois possíveis propósitos: extinguir o processo (peremptórias) ou dilatá-lo no tempo (dilatatórias). Para cada um desses dois casos, o CPC prevê exemplos. convenção de arbitragem. indevida concessão de benefício de gratuidade de justiça.

Por que a contestação tem a mesma importância que a petição inicial?

  • Podemos dizer que a contestação tem para o Réu a mesma importância que uma petição inicial tem para o Autor. Por isso, compartilho aqui as principais informações desta importantíssima peça processual .

Postagens relacionadas: