adplus-dvertising

O que se deve observar em um contrato de aluguel?

Índice

O que se deve observar em um contrato de aluguel?

O que se deve observar em um contrato de aluguel?

Contrato de Aluguel: 8 itens a observar antes de assinar

  1. Qualificação das partes e do objeto. Os dois lados devem estar qualificados logo no início do contrato de locação. ...
  2. Preço da locação e reajustes. ...
  3. Data e prazo de locação. ...
  4. Responsabilidades das partes. ...
  5. Garantias. ...
  6. Relatório de vistoria. ...
  7. Rescisão e multa. ...
  8. Foro e assinaturas.

Como é feito contrato de aluguel de imóvel?

O que deve constar em um contrato de aluguel?

  1. Qualificação do envolvidos: são as informações do locador e do locatário. ...
  2. Descrição dos bens: informações que especificam quais são os bens locados;
  3. Tipo de locação e vigência: descrição de como os bens devem ser utilizados e por quanto tempo serão cedidos para aluguel;

Quem fica com o contrato de locação?

Um contrato de aluguel é um documento feito para cessão de um bem por um determinado período. Em troca do uso, o locatário (dono do bem) paga ao locador (quem aluga) o valor do aluguel. Nesse sentido, o contrato serve para especificar todas as obrigações do locador, além das obrigações do locatário.

Como funciona o contrato de aluguel?

  • Funciona assim: o inquilino deposita uma quantia em dinheiro — que, legalmente, não pode ultrapassar o valor de três meses de aluguel — em uma poupança autorizada pelo Poder Público. No fim do contrato, o locatário pode resgatar o valor e todos os seus rendimentos.

Por que o fechamento correto do contrato de aluguel?

  • Isso faz com que muitas dúvidas apareçam e, consequentemente, pode comprometer o fechamento correto de um contrato de aluguel. Em 2010, a lei foi reformulada e passou por alterações. A partir disso, entrou em vigor a nova lei de nº 12.112, que incorporou novos pontos e atualizou situações que foram surgindo na sociedade com o passar dos anos.

Como é legal exigir garantia em contrato de aluguel?

  • Muitos proprietários já tiveram prejuízos no passado por falta de amparo legal, o que já não acontece com tanta frequência. Por outro lado, vale destacar que não é legal exigir mais de uma modalidade de garantia em um mesmo contrato de aluguel.

Qual a finalidade do contrato de locação?

  • O locador ou proprietário cede o bem mediante pagamento do locatário ou inquilino, para que este utilize-o conforme a finalidade prevista no contrato. Os contratos de locação devem observar, rigorosamente, a Lei 8.245, de 18 de outubro de 1991, mais conhecida como a Lei do Inquilinato, da qual você já deve ter ouvido falar.

Postagens relacionadas: