Como fica a aposentadoria do servidor público com a reforma da Previdência?
Índice
- Como fica a aposentadoria do servidor público com a reforma da Previdência?
- Como fica aposentadoria do servidor público municipal?
- Como fica a nova previdência para funcionários públicos?
- Como a reforma da Previdência afeta os servidores públicos?
- Será que os servidores municipais e estaduais serão excluídos da reforma?
- Qual a contribuição à previdência?
- Quais são as alíquotas da Previdência?
Como fica a aposentadoria do servidor público com a reforma da Previdência?
O valor de sua aposentadoria será 60% dessa média com acréscimo de 2% para cada ano que exceder 20 anos de tempo de contribuição. Dessa forma, para ter direito à 100% dessa média, o servidor vai precisar de pelo menos 40 anos de contribuição. É uma regra bem dura com o servidor público.
Como fica aposentadoria do servidor público municipal?
Terão direito à aposentadoria voluntária com paridade, cumpridas cumulativamente as seguintes condições: idade: 60 anos, se homem, e 55 anos, se mulher. tempo de contribuição: 35 anos, se homem, e 30 anos, se mulher. tempo de efetivo exercício no serviço público: 20 anos.
Como fica a nova previdência para funcionários públicos?
Nova regra para homens: no mínimo 65 anos de idade + 15 anos de contribuição + 10 anos no Serviço Público + 5 anos no último cargo; Nova regra para mulheres: no mínimo 62 anos de idade + 15 anos de contribuição + 10 anos no Serviço Público + 5 anos no último cargo.
Como a reforma da Previdência afeta os servidores públicos?
- O projeto de reforma da previdência propõe algumas mudanças para os servidores públicos. A PEC (Proposta de Emenda à Constituição) ainda precisa ser analisada pela Câmara e pelo Senado para entrar em vigor. Se aprovada, veja como a reforma da previdência irá afetar os servidores públicos.
Será que os servidores municipais e estaduais serão excluídos da reforma?
- Servidores municipais e estaduais foram excluídos da reforma pelo parecer de Moreira. Um destaque a ser apresentado pelo partido Novo tentará reincluir esses estados no texto que será votado na Câmara. Mas o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM), está negociando para que esta inclusão só ocorra no Senado.
Qual a contribuição à previdência?
- A contribuição à Previdência é de 11% sobre o total da remuneração (para quem ingressou no serviço público até 3 de fevereiro de 2013) ou de 11%, limitada ao teto do INSS (para quem ingressou de 4 de fevereiro de 2013 em diante) As regras a seguir serão aplicadas imediatamente apenas aos servidores federais.
Quais são as alíquotas da Previdência?
- A contribuição à Previdência vai variar conforme a faixa salarial, partindo de 7,5% (para quem ganha até um salário mínimo) e chegando a 16,79% (para quem ganha até R$ 39 mil). Esses porcentuais são as alíquotas efetivas, que representam o desconto sobre o total da remuneração.