Quais as partes que compõem um projeto político-pedagógico?
Índice
- Quais as partes que compõem um projeto político-pedagógico?
- Quais os itens que devem compor o meu planejamento pedagógico?
- O que fazer para a prática do PPP no cotidiano escolar ou da Secretaria de Educação?
- Como o PPP se aplica no cotidiano da escola?
- Qual a finalidade do PPP?
- Qual o responsável pelas informações contidas no PPP?
- Por que o PPP é feito coletivamente?
- Qual a empresa que deve emitir o PPP?
Quais as partes que compõem um projeto político-pedagógico?
Um Projeto político-pedagógico deve conter necessariamente as seguintes partes: identificação, diagnóstico do estabelecimento de ensino (marco situacional), princípios didático-pedagógicos (marco conceitual) e planejamento das ações da escola (marco operacional).
Quais os itens que devem compor o meu planejamento pedagógico?
Entre os itens que devem constar no planejamento pedagógico estão:
- Normas gerais da instituição: direitos e deveres de cada membro da comunidade escolar, regras de uso dos espaços da escola, entre outros.
- Objetivos: o que se pretende alcançar para melhorar o processo de ensino e aprendizagem.
O que fazer para a prática do PPP no cotidiano escolar ou da Secretaria de Educação?
A elaboração do projeto político-pedagógico precisa envolver toda a comunidade escolar. O projeto político-pedagógico (PPP) é a principal ferramenta de planejamento e avaliação de uma escola. Além de definir a identidade da instituição, o documento indica os caminhos para ensinar com qualidade e garantir a aprendizagem ...
Como o PPP se aplica no cotidiano da escola?
Diferentemente do regimento, que tem caráter normativo, o PPP tem função pedagógica. A partir dele são definidos os objetivos e a missão educacional da escola. Dessa forma, o PPP sistematiza as propostas pedagógicas da instituição, considerando o seu contexto social e econômico.
Qual a finalidade do PPP?
- Neste post vamos falar do Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), uma exigência da previdência e que garante ao trabalhador a comprovação das condições durante todo o tempo que esteve empregado. Reunimos abaixo as cinco dúvidas mais comuns sobre o documento para esclarecer qual asua finalidade e aplicação:
Qual o responsável pelas informações contidas no PPP?
- Os dados devem ser detalhados e assinados pelo responsável pelas informações contidas no documento, seja ele o engenheiro de segurança de trabalho, o médico do trabalho, ou o responsável legal pela empresa. As informações constantes no PPP são única e exclusivamente do trabalhador.
Por que o PPP é feito coletivamente?
- “Não dá para copiar modelos porque nenhuma escola é igual a outra; e não dá para vir um agente externo e observar tudo o que acontece por todo mundo”, diz Priscila. Ela reforça que o PPP é feito coletivamente. Se não for assim, não é PPP. Priscila diz que dificilmente uma assessoria educacional poderia desempenhar essa tarefa.
Qual a empresa que deve emitir o PPP?
- Ou seja, todas as empresas devem emitir o PPP a seus funcionários, inclusive microempresas e empresas de pequeno porte. É a própria empresa que deve preenchê-lo, com base no Laudo Técnico de Condições Ambientais de Trabalho (LTCAT), expedido pelo médico do trabalho ou pelo engenheiro de segurança do trabalho.