Quais alimentos os alérgicos à proteína do leite não podem consumir?
Índice
- Quais alimentos os alérgicos à proteína do leite não podem consumir?
- Quem tem alergia à proteína do leite pode tomar lactase?
- Como o bebé pode apresentar alergia à proteína do leite?
- Por que a alergia às proteínas do leite de vaca?
- Quais são os sinais de alergia ao leite?
- Por que deve ser evitada a proteína do leite?
Quais alimentos os alérgicos à proteína do leite não podem consumir?
Veja, abaixo, uma lista de alimentos que costumam ser excluídos da dieta em casos de APLV:
- Leite de vaca (todos os tipos: integral, desnatado, semi-desnatado, evaporado, reconstituído, fermentado, condensado, em pó, fluido, desidratado, maltado, sem lactose)
- Queijo.
- Leite e queijo de cabra, de ovelha e de búfala.
- Iogurte.
Quem tem alergia à proteína do leite pode tomar lactase?
Não, pois a alergia à proteína do leite de vaca é diferente da intolerância à lactose e o seu tratamento também. A lactose é o que se conhece popularmente como o “açúcar do leite”. Ela é constituída pela união de uma molécula de glicose e uma molécula de galactose.
Como o bebé pode apresentar alergia à proteína do leite?
- O bebé com alergia à proteína do leite, apresenta sintomas imediatos ou em no máximo duas horas após a exposição; As manifestações mais frequentes são manchas na pele, manchas vermelhas, “comichão” ou “coceira”, urticária e angioedema. O bebé pode apresentar urticária apenas no local de contato com o leite (peri-oral);
Por que a alergia às proteínas do leite de vaca?
- Já a alergia às proteínas do leite de vaca, ou APLV, é causada por proteínas e o sistema imune está diretamente implicado, sendo a caseína, a alfa-lactoalbumina e a beta-lactoglobulina as principais proteínas do leite de vaca envolvidas na alergia. Quanto aos sintomas também há diferenças.
Quais são os sinais de alergia ao leite?
- Os sinais e sintomas de alergia ao leite (ou APLV) dependem do mecanismo imunológico envolvido. Todas essas formas surgem no primeiro ano de vida do bebé. O bebé com alergia à proteína do leite, apresenta sintomas imediatos ou em no máximo duas horas após a exposição;
Por que deve ser evitada a proteína do leite?
- Por isso, sempre se lembre de que o que deve ser evitado é a proteína do leite e não a lactose. No entanto, se tiver “lactose” presente no rótulo de qualquer produto pode haver também a proteína e apenas por isso estes produtos devem ser evitados.