O que não indica uma das causas de desertificação?
Índice
- O que não indica uma das causas de desertificação?
- Qual dessas ações abaixo pode acelerar o processo de desertificação?
- O que não indica uma consequência do desmatamento?
- Quais as consequências da desertificação?
- Quais são as áreas susceptíveis à desertificação?
- Qual o processo de desertificação de uma área agrícola?
- Qual a diferença entre desertificação e arenização?
O que não indica uma das causas de desertificação?
Marque a alternativa que NÃO indica uma das causas da desertificação: a) Alterações climáticas. b) Desmatamento. ... c) Falso – A queimada é uma técnica nociva ao solo, pois o fogo consome os nutrientes do mesmo, empobrecendo-o, fato que pode desencadear o processo de desertificação.
Qual dessas ações abaixo pode acelerar o processo de desertificação?
Além de fenômenos naturais, a ação humana é decisiva para provocar ou acelerar a desertificação. Entre as ações danosas, destacam-se as queimadas e os desmatamentos, bem como a prática da monocultura (sem a rotação de culturas nos solos), entre outros fatores.
O que não indica uma consequência do desmatamento?
A chuva ácida não é uma consequência direta do desmatamento. Visto que consiste em um fenômeno que acontece quando óxidos de enxofre e de nitrogênio que são lançados na atmosfera através da poluição que atuam em conjunto com a água das chuvas e geram ácidos.
Quais as consequências da desertificação?
- Consequências da desertificação. Redução das áreas cultivadas; Diminuição da produtividade agropecuária das áreas afetadas; Redução dos recursos hídricos;
Quais são as áreas susceptíveis à desertificação?
- No Brasil, os estados afetados pela desertificação são enquadrados em um conceito chamado de Áreas Susceptíveis à Desertificação (ASD). O Brasil não apresenta áreas classificadas como áridas, mas apenas o semiárido e locais de clima subúmido seco. Estas áreas são vulneráveis e estão susceptíveis a desertificação.
Qual o processo de desertificação de uma área agrícola?
- O abandono de uma área agrícola, que fica vários anos sem ser cultivada, inicia o processo de desertificação. IV. O processo de desertificação de uma área não se explica por mudanças locais e sim pelo aquecimento global da atmosfera da Terra. (A) I e II. (B) I e III.
Qual a diferença entre desertificação e arenização?
- Desertificação e arenização são processos diferentes. – Desertificação: presume a existência de um clima seco, que pode ser árido, semiárido ou subúmido seco. Já a arenização é um fenômeno que ocorre em locais de clima úmido, mas também em solos arenosos.