Qual o outro nome da esquistossomose?
Índice
- Qual o outro nome da esquistossomose?
- Quem transmite a esquistossomose?
- O que representa a esquistossomose?
- Qual gênero do molusco transmissor da esquistossomose?
- O que quer dizer verme no sangue?
- Por que a esquistossomose é conhecida como barriga d'água?
- Por que a esquistossomose é perigosa?
- Quais os remédios para a esquistossomose?
- Como evitar o aparecimento da esquistossomose?
- Como fazer o diagnóstico da esquistossomose?

Qual o outro nome da esquistossomose?
No Brasil, a esquistossomose é conhecida popularmente como “xistose”, “barriga d'água” ou “doença dos caramujos”. A pessoa adquire a infecção quando entra em contato com água doce onde existam caramujos infectados pelos vermes causadores da esquistossomose.
Quem transmite a esquistossomose?
A esquistossomose é uma doença causada pelo Schistosoma mansoni, parasita que tem no homem seu hospedeiro definitivo, mas que necessita de caramujos, como B. glabrata,como hospedeiros intermediários para desenvolver seu ciclo evolutivo.
O que representa a esquistossomose?
A esquistossomose é uma doença infecciosa parasitária, causada pelo verme trematódeo Schistosoma mansoni, que habita os vasos sanguíneos do fígado e intestino humano. A doença também é conhecida por "barriga d'água” e pode evoluir para formas clínicas extremamente graves que podem levar à morte.
Qual gênero do molusco transmissor da esquistossomose?
A esquistossomose é uma doença transmissível, parasitária, provocada por vermes trematódeos do gênero Schistosoma. Atualmente, existem seis espécies de Schistosoma (S. mansoni, S.
O que quer dizer verme no sangue?
A esquistossomose, também conhecida como barriga-d'água, é transmitida pelo verme da família Schistosoma, que se espalha na água por causa de caramujos. Ao entrar no corpo, o parasita se instala nos vasos sanguíneos do intestino, do sistema urinário e do fígado e passa a se reproduzir dentro do organismo.
Por que a esquistossomose é conhecida como barriga d'água?
A esquistossomose é uma parasitose provocada pelo Schistosoma mansoni, uma espécie de platelminto. A doença pode ser assintomática ou provocar sintomas como febre, diarreia e fraqueza. Alguns pacientes desenvolvem um aumento do volume do abdômen, motivo pelo qual a doença é conhecida como barriga d'água.
Por que a esquistossomose é perigosa?
- A evolução é lenta e, mesmo depois de tratado, o problema pode demorar semanas ou até anos para ir embora. A esquistossomose é perigosa, porque provoca complicações graves nos órgãos que atinge — principalmente dependendo da reação do sistema imunológico e da quantidade de ovos botada pelos vermes.
Quais os remédios para a esquistossomose?
- Além disso, remédios analgésicos, para baixar a febre e para as cólicas, também podem ser indicados. Nas pessoas que desenvolvem a fase crônica da esquistossomose podem ainda ser usados betabloqueadores e remédios para controlar a diarreia, além de ser recomendada a escleroterapia das varizes do esôfago. Esquistossomose tem cura?
Como evitar o aparecimento da esquistossomose?
- Aumento do baço. Para evitar o aparecimento dos sintomas mais graves da esquistossomose, é importante que o diagnóstico seja feito, de preferência, ainda na fase aguda da doença. O diagnóstico é feito através do exame de fezes de 3 dias, em que são pesquisados ovos de Schistosoma mansoni.
Como fazer o diagnóstico da esquistossomose?
- O diagnóstico da esquistossomose é feito por meio de exames laboratoriais de fezes. É possível detectar, por meio desses exames, os ovos do parasita causador da doença. O médico também pode solicitar teste de anticorpos para verificar sinais de infecção e para formas graves ultrassonografia.