Como contabilizar o Come-cotas?
Como contabilizar o Come-cotas?
Ouça em voz altaPausarPara efetuar a cobrança do come-cotas é aplicada a menor alíquota de cada tipo de fundo: 20% para fundos com tributação de curto prazo e 15% para fundos com tributação de longo prazo. Então, de seis em seis meses, os fundos deduzem o IR dos cotistas de forma automática, em função do rendimento obtido no período.
Qual é o valor da cota de um fundo?
- As cotas são frações do valor do patrimônio do fundo. Exemplo: Um investidor aplica $2.000 em cotas de um fundo que, na data do investimento, possui um patrimônio líquido de $500.0.000 cotas. A partir destas informações, é possível calcular: Valor da cota após a aplicação: $ 502.000,.400 = $ 5,00.
Como varia o valor da cota?
- Mas como varia o valor da cota? Vamos assumir, por exemplo, no exemplo acima que, passado um ano, o patrimônio do fundo tenha aumentado para R$ 1.250.000,00 e que não tenham sido emitidas novas cotas. Nesse caso, o retorno bruto da carteira do fundo no ano foi de 25%.
Qual o valor da cota após a aplicação?
- A partir destas informações, é possível calcular: Valor da cota após a aplicação: $ 502.000,.400 = $ 5,00. Como deveria ser, a entrada de um novo cotista não altera a posição dos demais cotistas do fundo. Supondo que, num determinado intervalo de tempo, o patrimônio líquido sofra um aumento de 20%.
Como comprar ou vender cotas de fundo fechado?
- Assim, quando um cotista pretende comprar ou vender cotas de um fundo fechado, como os Fundos de Investimento Imobiliário - FII ou Fundos de Investimento em Direitos Creditórios - FIDC, por exemplo, pode enviar suas ordens por uma corretora para o sistema de negociação da BM&FBOVESPA no qual a cota esteja registrada.