adplus-dvertising

O que não entra no valor do CUB?

Índice

O que não entra no valor do CUB?

O que não entra no valor do CUB?

Itens não incluídos no CUB… Terreno, ITBI, IPTU, custos notariais, registro de incorporação, escrituras… Projetos de arquitetura, paisagismo, estruturas, instalações, fundações, aprovação dos projetos…

O que determina o CUB?

Custo Unitário Básico da Construção Civil Principal indicador do setor da construção, o Custo Unitário Básico (CUB) é calculado mensalmente pelos Sindicatos da Indústria da Construção Civil de todo o país.

Quais são os materiais necessários para o cálculo do CUB?

  • Para a realização do cálculo CUB, devem ser considerados os seguintes itens: materiais de construção, mão de obra e equipamentos. Em materiais de construção entram itens como concreto, cimento, fechaduras, areia, vidro e outros.

Qual o valor do CUB?

  • O CUB, valor R$/m², já é previamente estipulado pelo sindicato da construção (Sinduscon) de cada estado brasileiro. Para ter acesso, você precisa acessar o site da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), totalmente voltado para o CUB.

Por que o CUB deve ser utilizado?

  • É dessa forma que o CUB deve ser utilizado: para a garantia de uma estimativa mais precisa e que visa auxiliar a elaboração de projetos, orçamentos e cronogramas consistentes. É preciso considerar que, como este, existem outros cálculos, como o BDI, por exemplo, necessários para a realização de um bom projeto.

Quando serão levantados os valores do CUB?

  • Os valores do CUB são levantados a nível estadual e os sindicatos da indústria e construção civil (Sinduscon) devem disponibilizá-los até o quinto dia do mês seguinte. Por exemplo, no mês de julho, os valores utilizados serão os obtidos no mês de junho.

Postagens relacionadas: