O que narra a Ilíada explique?
O que narra a Ilíada explique?
A Ilíada é um poema épico que narra determinados eventos ocorridos com o herói Aquiles e em torno dele durante a Guerra de Troia. Basicamente, o tema central da história é a ira desordenada de Aquiles e as consequências de sua cólera, inclusive para ele próprio.
O que narra Ilíada e Odisseia?
Ilíada narra a fúria do herói Aquiles e suas consequências trágicas durante a Guerra de Troia; Odisseia narra o retorno de Ulisses, o Odisseu, rei de Ítaca, após essa guerra. Essas narrativas são consideradas um simbolismo da aventura humana.
Qual é a primeira parte da Odisseia?
- A primeira parte da Odisseia é chamada “Telemaquia”, por tratar de Telêmaco, filho de Ulisses e Penélope. Abrange os cantos I a IX, nos quais Ulisses não aparece, ele só existe através das alusões à sua ausência, pois deixara Ítaca, rumo a Troia, para a Guerra.
Como se conhece a noção de Odisseia?
- Também se conhece como odisseia qualquer viagem extensa onde abundam as situações adversas para o viajante. A noção de odisseia provém de um poema épico grego que é atribuído ao poeta Homero. Estima-se que o poema foi escrito no século VIII a.C., na zona que, actualmente, ocupa a parte asiática da Turquia.
Qual o significado da palavra odisseia?
- O nome “Odisseia” vem de “ Odysseus ”, herói grego, rei de Ítaca, que os latinos chamam de Ulisses. Devido aos obstáculos imprevistos e à longa duração da jornada de Ulisses, a palavra odisseia tornou-se sinônimo de narrativa que relata uma série de acontecimentos extraordinários até a concretização de um objetivo.
Quais são os versos da Odisseia?
- Dividida em 24 cantos, a Odisseia é composta por 12 mil versos hexâmetros, de 13 a 17 sílabas, que variam entre as longas e as breves da língua grega. A obra é considerada uma das primeiras epopeias (sinônimo de "poema épico"), com um narrador que exalta as conquistas e os atos de bravura de um herói ou povo, reproduzindo lendas da tradição oral.