adplus-dvertising

O que deve conter no prontuário do paciente?

Índice

O que deve conter no prontuário do paciente?

O que deve conter no prontuário do paciente?

O prontuário deve conter, de forma legível, identificação do paciente; evolução médica diária (no caso de internação); evoluções de enfermagem e de outros profissionais assistentes; exames laboratoriais, radiológicos e outros; raciocínio médico, hipóteses diagnósticas e diagnóstico definitivo; conduta terapêutica, ...

Como é feito o prontuário do paciente?

O principal objetivo do prontuário é facilitar a assistência ao paciente, constituindo-se em um meio de comunicação entre os diferentes profissionais da saúde e em um recurso indispensável para assegurar a continuidade do atendimento, tanto durante uma internação como no período entre as consultas de ambulatório.

Quem pode ter acesso ao prontuário de um paciente?

O próprio paciente, ou seu representante legal, tem o direito de solicitar e obter cópia integral de seu prontuário. Esse direito está previsto no Código de Ética Médica e no Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Como solicitar o prontuário de um paciente?

Geralmente a própria clínica ou consultório disponibiliza o requerimento para a solicitação da cópia do prontuário. Basta o interessado se dirigir até o local no horário de expediente e tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto. Os prazos de entrega variam de acordo com cada unidade de saúde.

Como ter acesso ao prontuário médico SUS?

Aplicativo do Ministério da Saúde, o Meu DigiSUS é uma nova ferramenta de acesso para que os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) acompanhem seu histórico na saúde pública.

Será que o prontuário pertence ao paciente?

  • O prontuário pertence ao paciente, mas deve ser armazenado pela instituição. Os pacientes possuem direito à cópia, caso solicitem. Imagine se um paciente requerer seu formulário médico e o mesmo não for localizado. Ou ser necessário apresentá-lo em uma questão judicial e não for possível.

Qual o prontuário médico?

  • Um prontuário médico contém laudos de exames, prescrições, atestados, relatórios de procedimentos, fatores de risco, entre outros dados que auxiliam na assertividade dos diagnósticos e coerência da conduta terapêutica.

Qual a importância do prontuário?

  • Por isso, um ponto crucial na organização de prontuários é a proteção dos dados. Garanta a segurança através de sistemas próprios, uso de senhas, gavetas com chave, etc. O prontuário pertence ao paciente, mas deve ser armazenado pela instituição. Os pacientes possuem direito à cópia, caso solicitem.

Como atualizar o prontuário de saúde?

  • O prontuário precisa ser atualizado de maneira completa e em tempo real, sempre em qualquer atendimento na área de saúde, seja em um consultório, uma clínica, posto de saúde ou no hospital. Não é algo que deva ser preenchido com superficialidade ou deixado para depois, afinal, dele depende a continuidade do tratamento.

Postagens relacionadas: