Como devemos proceder quanto ao uso da Bandeira Nacional?
Como devemos proceder quanto ao uso da Bandeira Nacional?
Como usar a bandeira nacional
- nunca use a bandeira que esteja em mau estado de conservação;
- não mude nem altere as cores e proporções;
- não acrescente outras inscrições;
- não use a bandeira como roupa, guardanapo, revestimento de tribuna ou de painéis.
Pode se lavar a bandeira do Brasil?
A Bandeira Nacional quando suja ou empoeirada pode ser lavada sim. Não só pode, como deve ser lavada, pois o que a lei proíbe é apresentá-la em más condições. Não há na lei proibição para lavar bandeiras em bom estado, sujas ou empoeiradas pela ação do tempo.
Qual a bandeira nacional que conhecemos hoje?
- A bandeira nacional que conhecemos hoje é a décima bandeira do Brasil. A mais curiosa delas talvez tenha sido a nona bandeira, usada por somente quatro dias, de 15 a 19 de novembro de 1889, logo após a Proclamação da República.
Quando começou o uso de bandeiras?
- Segundo o professor do Departamento de História da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP André Figueiredo Rodrigues, o uso de bandeiras para representar uma nação começou entre os séculos 18 e 19, quando os países, ao passarem por revoluções, começaram a pensar em símbolos que os identificassem como nação unida e soberana.
Quais são as cores da bandeira nacional?
- As suas cores podem ser usadas pelo povo de uma nação para demonstrar o seu patriotismo. Uma parafernália relacionada, que mostre que os símbolos ou cores da bandeira nacional, pode também ser usada para esses propósitos. O desenho de uma bandeira nacional pode ser alterado após a ocorrência de importantes eventos históricos.
Quais as regras para a confecção da bandeira?
- As regras para a confecção da bandeira encontram-se definidas no Art 5º da Lei nº 5.700/71. O desenho é modular, o que facilita a sua reprodução e feitura.