adplus-dvertising

Como podemos identificar clinicamente um caso de placenta prévia?

Índice

Como podemos identificar clinicamente um caso de placenta prévia?

Como podemos identificar clinicamente um caso de placenta prévia?

O melhor método para diagnosticar placenta prévia, e também o mais seguro, é a ultrassonografia abdominal, pois, a partir dela, é possível identificar a exata localização placentária e sua posição em relação ao orifício interno do colo útero.

O que é placenta prévia e quais os riscos para o feto?

O principal risco de placenta prévia é provocar parto prematuro e hemorragia, o que irá prejudicar a saúde da mãe e do bebê. Além disso a placenta prévia também pode causar acretismo placentário, que é quando a placenta fica presa à parede do útero, dificultando sua saída na hora do parto.

O que fazer em caso de descolamento prematuro de placenta?

Em caso de suspeita de descolamento prematuro da placenta é orientado ir ao pronto-socorro o mais rápido possível, para que o obstetra inicie os procedimentos de diagnóstico e tratamento.

Qual o risco de placenta baixa na gravidez?

A placenta prévia ou placenta baixa não traz maiores riscos nem para a mãe nem para o bebê. Se houverem muitos sangramentos durante a gestação o médico deve dar suporte a gestante. Porém a maioria dos casos de placenta prévia se resolve até as 36 semanas de gestação sem que nenhuma medida precise ser tomada.

Quando ocorre o descolamento prematuro da placenta?

  • Quando o Descolamento Prematuro da Placenta ocorre em 50% ou mais da placenta, geralmente resulta em óbito fetal. Nas estatísticas da literatura a mortalidade perinatal pode chegar até 60%. Mesmo em países desenvolvidos a mortalidade perinatal associada ao DPP é bastante significativa: entre 9 a 12%.

Qual o exame físico para a gravidez?

  • Exame físico: Gestante. É obrigação do obstetra na primeira consulta avaliar os principais aparelhos e sistemas orgânicos a fim de detectar doenças que poderão ser agravadas no curso da gravidez. Assim, a observação da marcha, avaliação do turgor cutâneo, elasticidade da pele, etc. Deve-se realizar o exame físico geral cefalo-caudal.

Por que o médico deve ser avaliado durante a gravidez?

  • Além disso, no caso da mulher ser portadora de alguma doença infectocontagiosa crônica, como o HIV, por exemplo, é importante que o médico faça o acompanhamento frequente do vírus no organismo e ajuste nas doses dos medicamentos, por exemplo. Assim, as principais infecções que devem ser avaliadas nos exames durante a gravidez são:

Quando devem ser feitos os exames de gestação?

  • Esses exames devem ser feitos no primeiro trimestre e repetidos no segundo e/ou no terceiro trimestre de gestação, de acordo com a orientação do obstetra.

Postagens relacionadas: