O que não cessa de se escrever?
Índice
- O que não cessa de se escrever?
- O que é o sintoma analítico?
- E o desejo definido como o universo da falta que deverá colocar em questão a ordem suposta nas diversas formalizações da ética tradicional?
- O que é um processo analítico?
- O que é o sintoma para Lacan?
- Qual é a ética da psicanálise?
- Quantos seminários de Lacan?
- O que algo analítico?
- O que é o sintoma para Freud?
O que não cessa de se escrever?
“O que não cessa de se escrever” (Lacan, J., 1985, p. 127). Trata-se de um saber pulsante que tem lugar na passagem do real através do simbólico. Ele emerge de um furo real na cadeia dos significantes inconscientes que Sigmund Freud chamou de “o umbigo do sonho” (1972, p.
O que é o sintoma analítico?
Antes que se inicie a análise, o sintoma é considerado um signo (sinal): aquilo que representa alguma coisa para alguém. Quando esse sintoma se transforma em questão, ele aparece como a própria expressão da divisão do sujeito. Nesse momento, o sintoma, ao ser endereçado ao analista, é transformado em sintoma analítico.
E o desejo definido como o universo da falta que deverá colocar em questão a ordem suposta nas diversas formalizações da ética tradicional?
Ao problematizar diretamente a ética no Seminário 7, é justamente pela via do desejo que Lacan (1959-1960/1997) irá interrogá-la. É o desejo, definido como o “universo da falta”, que deverá colocar em questão a ordem suposta nas diversas formalizações da ética tradicional.
O que é um processo analítico?
Processo analítico é um conceito que, após sua introdução na teoria psicanalítica por Freud, em 1913, tornou-se um dos principais conceitos da teoria, da técnica e da pesquisa em psicanálise. Hoje, a referência ao conceito é universal na bibliografia. ... Hoje, a referência ao conceito é universal na bibliografia.
O que é o sintoma para Lacan?
O sintoma é, assim, definido como “o significante de um significado recalcado da consciência do sujeito” (Lacan, 1953/1998, p. 282), um sem-sentido, uma opacidade no discurso do sujeito, por representar alguma irrupção de verdade.
Qual é a ética da psicanálise?
A ética da psicanálise é a ética do bem dizer, ou seja, é a palavra que produz um efeito operatório no tratamento. Cada interpretação reconduz o sujeito à escolha de seu desejo e de seus modos de gozo, levando em conta que a ética da psicanálise é manter a estrutura de falta do inconsciente.
Quantos seminários de Lacan?
No período de 19, Lacan realizou 28 seminários, de todos somente 10 foram publicados oficialmente.
O que algo analítico?
Significado de Analítico adjetivo Feito por via da análise, de exame qualitativo ou quantitativo. Característica daquilo que é realizado por meio de análise, exame. Característica de quem age por análise, que pensa e analisa muito bem alguma coisa; crítico, profundo: sujeito analítico.
O que é o sintoma para Freud?
O sintoma é algo que se repete e que muitas vezes a pessoa não consegue sair dele sozinha, queixa-se de algo causador de sofrimento, porém sente-se ligada a ele, “é mais forte do que eu”. Para Freud, os sintomas têm sentido e se relacionam diretamente com a vida do sujeito que o produz.