O que é um bom gosto musical?
O que é um bom gosto musical?
“Para definir o que é bom gosto ou mau gosto entra em cena um valor subjetivo que depende da formação intelectual de cada um, o que inclui a música. Se a pessoa consome uma música com alto grau de informação em termos de letra e música, digamos a MPB dos anos 1970, ela terá um grau de exigência maior.
Como podemos aproveitar as possibilidades que a música nos dá?
- Como podemos aproveitar ao máximo as possibilidades que a música nos dá? Cada música tem a capacidade de ativar uma emoção. A musicoterapia é um exemplo de tudo que foi discutido. Trata-se de utilizar a música e todos os seus elementos a seu favor; levando em consideração que cada um teria que usá-la de sua forma particular.
Por que a música ativa tantos sistemas cerebrais de uma só vez?
- O facto da música ativar tantos sistemas cerebrais de uma só vez é a razão que a torna tão arrebatadora e prazerosa. A música exerce o seu efeito mais profundo no núcleo emocional do cérebro, o sistema límbico.
Quais são as funções cerebrais de uma música?
- Segundo uma pesquisa publicada na revista Scientific Reports, quando ouvimos determinadas canções, diferentes funções cerebrais são ativadas — o que explica porque sentimos prazer ou desprazer quando uma música começa a tocar. O estudo foi conduzido e coordenado por Robin Wilkins, da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos.
Qual o efeito da música no cérebro?
- A música exerce o seu efeito mais profundo no núcleo emocional do cérebro, o sistema límbico. Nessa zona, a música muda praticamente todas as áreas do cérebro responsáveis por regularem as emoções, como o neurocientista Stefan Koelsch da Freie Universität Berlin descreve em vários artigos sobre Ciências Cognitivas.