O que é correspondência oficial conforme Manual de Redação da Presidência da República?
Índice
- O que é correspondência oficial conforme Manual de Redação da Presidência da República?
- O que mudou no Manual de Redação Oficial?
- Para que serve o Manual de Redação da Presidência da República?
- Como se faz uma redação oficial?
- Qual é o padrão ofício?
- Como iniciar uma redação oficial?
- Quais os tipos de redação oficial?
- Qual a terceira edição do Manual de redação da Presidência da República?
- Qual a nova edição do Manual de Redação Oficial?
- Qual a diferença entre o antigo manual e a redação oficial?
- Qual a redação oficial da língua portuguesa?
O que é correspondência oficial conforme Manual de Redação da Presidência da República?
O ofício é um documento expedido por e para autoridades, com a finalidade do tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e também com particulares. A seguir, será apresentada a estrutura do padrão ofício, de acordo com a ordem com que cada elemento aparece no documento oficial.
O que mudou no Manual de Redação Oficial?
Novo manual da Presidência da República traz mudanças na redação oficial de órgãos federais. A principal mudança diz respeito à extinção dos formatos de memorando e aviso, e a implantação do chamado “padrão ofício”.
Para que serve o Manual de Redação da Presidência da República?
O Manual de Redação da Presidência da República é uma ferramenta teórico-referencial, que tem a finalidade de tratar das comunicações oficiais e da elaboração de atos normativos pelo Poder Executivo, com a definição de padrões a serem utilizados.
Como se faz uma redação oficial?
Deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade. Outros procedimentos rotineiros também fazem parte da redação de comunicações oficiais, como as formas de tratamento e de cortesia, certos clichês de redação, a estrutura dos expedientes etc.
Qual é o padrão ofício?
Há três tipos de expedientes que se diferenciam antes pela finalidade do que pela forma: o ofício, o aviso e o memorando. ... Com o fito de uniformizá-los, pode-se adotar uma diagramação única, que siga o que chamamos de padrão ofício.
Como iniciar uma redação oficial?
Deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade. Outros procedimentos rotineiros também fazem parte da redação de comunicações oficiais, como as formas de tratamento e de cortesia, certos clichês de redação, a estrutura dos expedientes etc.
Quais os tipos de redação oficial?
Texto narrativo; Texto descritivo; Texto dissertativo (que se divide em expositivo e argumentativo); Texto explicativo (que se ramifica entre os textos injuntivos e prescritivos).
Qual a terceira edição do Manual de redação da Presidência da República?
- A terceira edição do Manual de Redação da Presidência da República foi lançado no final de 2018 e apresenta algumas mudanças quanto ao formato anterior. Para contextualizar, o manual foi criado em 1991 e surgiu de uma necessidade de padronizar os protocolos à moderna administração pública.
Qual a nova edição do Manual de Redação Oficial?
- Com o Decreto 9.7, mudou a forma de tratamento entre agentes públicos. Confira os detalhes e saiba mais sobre o Manual de Redação Oficial. A terceira edição do Manual de Redação da Presidência da República foi lançado no final de 2018 e apresenta algumas mudanças quanto ao formato anterior.
Qual a diferença entre o antigo manual e a redação oficial?
- Havia muita discrepância entre o preconizado no antigo Manual e a prática de redação oficial no serviço público. Continua havendo, é verdade, mas muitos ajustes foram feitos, alguns para adequar a redação das exposições de motivos ao Sistema de Geração e Tramitação de Documentos Oficiais (Sidof).
Qual a redação oficial da língua portuguesa?
- Redação oficial. 2. Língua portuguesa. 3. Técnica legislativa. I. Mendes, Gilmar Ferreira. II. Forster Júnior, Nestor José. III. Título. CDD 469.5 6 SUMÁRIO