adplus-dvertising

Qual a moral da parábola do bom samaritano?

Índice

Qual a moral da parábola do bom samaritano?

Qual a moral da parábola do bom samaritano?

A Parábola do Bom Samaritano explica quem é o próximo, fala do sentido bíblico de amar o próximo como a si mesmo, e é uma das parábolas que Jesus contou. ... Para a reflexão do homem, Jesus pergunta a ele qual, pois, dos três citados na parábola, parecia a ele que foi o “próximo” daquele que caiu nas mãos dos salteadores.

O que aprendemos com a palavra do Bom Samaritano?

A parábola do bom samaritano testifica a respeito de Cristo. Ensina o plano de salvação, o amor expiatório do Salvador e nossa jornada para herdar a vida eterna.

Quais são as personagens principais da Parábola do Bom Samaritano?

  • Na Parábola do Bom Samaritano são mencionadas cinco personagens principais (com exceção dos ladrões). São elas: o homem que foi assaltado; o sacerdote; o levita; o samaritano; e o dono da hospedagem. Obviamente dentre todas essas pessoas, o bom samaritano é a figura central.

Por que o samaritano não vale nada?

  • Mostraram com isso o quão distantes estavam de um relacionamento sério com Deus e com o próximo. Essa foi uma forte crítica de Jesus aos religiosos que o ouviam. A inserção do samaritano nessa história mostra que o “status” não vale nada. Os samaritanos tinham o “status” de odiados e de indignos, e o sacerdote e levita de “santos”.

Por que o Bom Samaritano quer ver a Bíblia em menos tempo?

  • O bom samaritano doou-se completamente ao homem que necessitava, empregando cuidado, tempo e até dinheiro. Essa é a atitude que Jesus quer ver. Em outras palavras, Jesus quer ver obras decorrentes da fé e não uma fé vazia de boas obras. Mais conhecimento da Bíblia em menos tempo?

Como devemos amar Jesus na Parábola?

  • Lucas nos revela duas vezes, que no nascimento de Jesus, era o próprio Eterno que tinha se feito homem, para cumprir o plano da salvação para a vida eterna. Agora na parábola do bom Samaritano, Lucas nos mostra que devemos amar מָריָא “ Mariáh “, o Eterno nosso Deus, que é o mesmo Jesus, pois Jesus é o Eterno!

Postagens relacionadas: