O que mudou na cidade de Curitiba?
O que mudou na cidade de Curitiba?
“A nova revolução da cidade é que o curitibano saiu de casa e está na rua. O segredo está em aproveitar o que já existe, investindo em tecnologia de ponta e dando mais densidade onde a cidade permite, para que as bordas fiquem menos pressionadas e que se preserve as áreas verdes e os mananciais”, detalha.
Como era Curitiba no passado?
História de Curitiba. Era uma região de floresta exuberante onde reinavam as araucárias. Os nativos tupi-guaranis, que a habitavam região, referiam-se a ela como Curii Tiba, que pode ser traduzido como pinheiral. No início da Era Cristã, o Planalto Curitibano era habitado por povos ceramistas de tradição Itararé.
Como era Curitiba a 100 anos atrás?
Uma população de aproximadamente 79 mil habitantes, imigrantes de várias nacionalidades, bonde elétrico e um processo de modernização em curso. Essas são algumas características da Curitiba de 100 anos atrás.
Como era o nome de Curitiba antigamente?
Estava fundada a Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, depois Curitiba. A mudança do nome da vila e da rotina do povoado veio em 1721, com a visita do ouvidor Raphael Pires Pardinho, hoje nome de praça na cidade.
Como era Curitiba em 1950?
Em 1950, o curitibano ainda usava o bonde para ir aos bairros do Batel e Seminário, Água Verde e Portão, Juvevê e Bacacheri; assim como entre o Pilarzinho e o Asilo e Prado Velho. Ainda não existiam táxis em Curitiba: os automóveis de aluguel eram denominados carros de praça.
Como era Curitiba em 1920?
Era perto da praça Rui Barbosa, que era um recanto tranquilo de Curitiba naquela época. E a escola era na André de Barros, que, naquele tempo, chamava-se Misericórdia. Era uma rua muito bonita, com um canteiro mediano de plátanos gigantescos. Era muito aconchegante aquela rua.