Como o intestino delgado neutraliza a acidez do quimo proveniente do estômago?
Índice
- Como o intestino delgado neutraliza a acidez do quimo proveniente do estômago?
- Como ocorre a formação do quimo?
- Qual órgão recebe o suco Pancreatico?
- Quando sair do estômago o quimo Encontra-se bastante ácido o que poderia causar ulcerações no duodeno porém isso não ocorre por quê?
- O que torna o suco gástrico tão ácido?
Como o intestino delgado neutraliza a acidez do quimo proveniente do estômago?
Secretado no intestino delgado, o suco pancreático é produzido pelo pâncreas. Esse suco é composto por bicarbonato de sódio, que modifica o pH do quimo, neutralizando sua acidez. Essa modificação de pH facilita também a ação de enzimas.
Como ocorre a formação do quimo?
O quimo é uma massa formada no estômago, um órgão alargado que se localiza logo abaixo do esôfago. É no estômago que o alimento – chamado nesse estágio de bolo alimentar – é submetido à ação do suco gástrico, composto por, entre outras substâncias, enzimas, água, sais minerais e ácido clorídrico.
Qual órgão recebe o suco Pancreatico?
pâncreas O pâncreas é um órgão muito interessante, pois produz tanto substâncias a serem “despejadas” no intestino – o suco pancreático – quanto substâncias a serem “despejadas” na corrente sanguínea – os hormônios.
Quando sair do estômago o quimo Encontra-se bastante ácido o que poderia causar ulcerações no duodeno porém isso não ocorre por quê?
O quimo é altamente ácido, e formado pelo bolo alimentar + HCl + suco gástrico + enzimas (pepsina). Quando o quimo entra no duodeno a acidez estimula a secreção de um hormônio chamado enterogastrona, que inibe a secreção de gastrina (hormônio que estimula a secreção do suco gástrico).
O que torna o suco gástrico tão ácido?
Isso ocorre porque, em situações de tensão, o sistema nervoso é acionado e estimula a produção de ácido clorídrico no estômago. Assim, o suco gástrico fica mais ácido e a agressão é maior. O suco gástrico é formado basicamente por água, ácido clorídrico e enzimas digestivas.