Estou grávida e tenho rinite alergica?
Índice
- Estou grávida e tenho rinite alergica?
- O que fazer quando a rinite ataca na gravidez?
- Como tratar rinite e sinusite na gravidez?
- Como a rinite não tem causa alérgica?
- Qual o sintoma mais comum da rinite gestacional?
- Como prevenir alergias na gravidez?
- Será que a alergia na gravidez prejudica o bebê?
Estou grávida e tenho rinite alergica?
Em ambos os casos, a rinite alérgica tende a piorar no último trimestre de gravidez em função das alterações hormonais, sendo esse o momento em que a gestante sofre mais com seus principais sintomas, como irritação no nariz, boca, olhos e garganta, congestão nasal e tosse.
O que fazer quando a rinite ataca na gravidez?
O que fazer então? O recomendado é tratar a rinite gestacional com soro fisiológico, por meio de lavagens nasais. Qualquer outro medicamento só pode ser ministrado com a orientação e acompanhamento de um médico especialista. Outra dica, essa bem simples (mas que pode valer bastante a pena seguir), é não se deitar.
Como tratar rinite e sinusite na gravidez?
Para tratar a sinusite na gravidez é preciso lavar as narinas com soro várias vezes ao dia e inalar vapor de água quente. Pode ainda ser necessário usar remédios, como antibióticos e corticoides, que só devem ser tomados por indicação do otorrinolaringologista para não prejudicar o desenvolvimento do bebê.
Como a rinite não tem causa alérgica?
- Além disso, neste caso, a rinite não tem causa alérgica. “Como muitas gestantes têm rinite alérgica (iniciada antes da gravidez) é comum apresentá-la durante a gravidez. A diferença é que neste caso os sintomas serão ainda mais intensos”, explica.
Qual o sintoma mais comum da rinite gestacional?
- O sintoma mais comum da rinite gestacional é o nariz entupido em ambos os lados. Já nos resfriados e gripes, além da congestão nasal, sintomas como dor no corpo, de garganta, tosse e febre variável nos primeiros dois dias podem se apresentar também.
Como prevenir alergias na gravidez?
- Além disso, a alimentação também é muito importante para ajuda a prevenir alergias na gravidez. Acredita-se que o ômega 3 presente nos peixes podem ter um efeito preventivo, assim como a ingestão de frutas e hortaliças, vitaminas C, D, E e folato. AMERICAN COLLEGE OF ALLERGY, ASMA AND IMMUNOLOGY.
Será que a alergia na gravidez prejudica o bebê?
- A alergia na gravidez prejudica o bebê? Geralmente, a alergia não é perigosa para o bebê, se for adequadamente tratada.