Qual a importância do código de ética do contador?
Índice
- Qual a importância do código de ética do contador?
- Qual o órgão responsável pela emissão do código de ética do contador?
- Qual foi o primeiro Código de Ética dos profissionais da contabilidade?
- Quando começou o processo de atualização do Código de Ética?
- Qual a conduta do contador?
- Quem é o Tribunal de Ética do CFC?
Qual a importância do código de ética do contador?
O código de ética do profissional contábil tem com principal objetivo reger e fixar a forma de se conduzir os contabilistas profissionais quanto ao exercício de sua função, quanto aos seus colegas e quanto a sua classe contábil. O contabilista tem deveres e obrigações.
Qual o órgão responsável pela emissão do código de ética do contador?
Ética Profissional. O Código de Ética Profissional do Contador foi atualizado pelo Conselho Federal de Contabilidade por meio da NBC PG 01 – Código de Ética Profissional do Contador, com o intuito de normatizar e disciplinar a conduta dos profissionais da contabilidade no exercício profissional.
Qual foi o primeiro Código de Ética dos profissionais da contabilidade?
- O primeiro Código de Ética dos profissionais da contabilidade, ... o que ocorreu quase 20 anos depois. Criado em 1950, o Código de Ética ganhou o reforço, ...
Quando começou o processo de atualização do Código de Ética?
- Durante o processo de atualização do Código de Ética, trabalho que teve início em 2017 e encerramento no começo de 2019, mais de 100 sugestões enviadas pela classe, por meio de audiência pública, foram analisadas por comissão especialmente constituída para essa finalidade.
Qual a conduta do contador?
- A conduta do profissional de contabilidade é o foco principal do NBC PG 01. Segundo o texto, o contador deve exercer a profissão com correção e aplicar as Normas Brasileiras de Contabilidade e a legislação vigente, além de respeitar o sigilo referente aos assuntos contábeis com os quais trabalha.
Quem é o Tribunal de Ética do CFC?
- As infrações ao Código de Ética são julgadas, em última instância, pelo Tribunal Superior de Ética e Disciplina (TSED) do Conselho Federal de Contabilidade. As atribuições e o funcionamento do Tribunal são estabelecidos na Resolução CFC n.º 1.458/2013. O Tribunal de Ética é composto pelo Plenário do CFC.