O que mudou no Tesouro Selic?
Índice
- O que mudou no Tesouro Selic?
- O que acontece com o Tesouro Direto?
- Como entender melhor o Tesouro Direto?
- O que significa o ano do Tesouro Selic?
- Como é o Tesouro Direto?
- Quando serão exibidos os preços e taxas do Tesouro Direto?
- Qual o horário de funcionamento do Tesouro Direto?
- Qual a taxa cobrada pelo Tesouro Direto?

O que mudou no Tesouro Selic?
O Tesouro Selic, o menos volátil e mais seguro dos títulos públicos, passou por uma série de reviravoltas em 2020, chegando, inclusive, a ter rentabilidade negativa pela primeira vez em 18 anos. O papel também perdeu, mais de uma vez, para a poupança este ano. Em dezembro, eis mais uma singularidade típica de 2020.
O que acontece com o Tesouro Direto?
Os títulos prefixados e IPCA+ estão com retornos negativos em 2021. Entenda o motivo. Se você der uma surfada no site do Tesouro Direto, especificamente na página de rentabilidade acumulada, perceberá que todos os títulos prefixados e IPCA+ estão com rentabilidade negativa no ano.
Como entender melhor o Tesouro Direto?
O Tesouro Direto é um título emitido pelo governo federal. Dessa forma, você investe o seu dinheiro e o recebe acrescido de juros na data de vencimento, que é definida no momento da compra. Assim, os títulos do Tesouro Direto se tornaram uma das estrelas da renda fixa.
O que significa o ano do Tesouro Selic?
O Tesouro Selic é um título emitido pelo Tesouro Nacional atrelado à Taxa Selic, a taxa básica de juros, que atualmente vale 5,5% ao ano (outubro de 2019). O funcionamento do Tesouro Selic é parecido com o do CDB (Certificado de Depósito Bancário). Ou seja, você empresta dinheiro para o governo e recebe juros por isso.
Como é o Tesouro Direto?
- O Tesouro Direto é um Programa do Tesouro Nacional desenvolvido em parceria com a B3 para venda de títulos públicos federais para pessoas físicas, de forma 100% online. Lançado em 2002, o Programa surgiu com o objetivo de democratizar o acesso aos títulos públicos, permitindo aplicações a partir R$ 30,00.
Quando serão exibidos os preços e taxas do Tesouro Direto?
- Das 18h às 5h, nos finais de semana ou feriado, os preços e taxas exibidos no site do Tesouro Direto são apenas para referência. Você pode realizar investimentos e resgates, mas serão considerados os preços e taxas de abertura do mercado do próximo dia útil.
Qual o horário de funcionamento do Tesouro Direto?
- Dependendo da política do seu banco ou corretora, os investimentos só poderão ser feitos em seus respectivos sites, mas o acesso à área exclusiva do site do Tesouro Direto continua disponível para consultas complementares. Qual é o horário de funcionamento?
Qual a taxa cobrada pelo Tesouro Direto?
- No Tesouro Direto, há duas taxas existentes. Uma é cobrada pela sua Instituição Financeira e outra, cobrada pela B3, referentes aos serviços prestados. 1. Taxa cobrada pela B3: Taxa de custódia de 0,25% a.a. sobre o valor dos títulos, referente aos serviços de guarda dos títulos e às informações e movimentações dos saldos.