Como são realizadas as provas de paralelas assimétricas e como é o aparelho utilizado?
Índice
- Como são realizadas as provas de paralelas assimétricas e como é o aparelho utilizado?
- Como são realizadas as provas de paralelas assimétricas?
- Como funciona a barras assimétricas?
- Que movimentos um atleta deve executar no aparelho barras paralelas?
- Como funciona as barras paralelas?
- Quais são as provas de ginástica artística feminina?
- Quando a prova se tornou exclusivamente feminina?
- São duas barras da mesma altura o ginasta deve utilizar as duas barras obrigatoriamente passando por todo o seu comprimento?
- Qual a diferença entre barra fixa e barra assimétrica?
- Qual a altura das paralelas assimétricas?
- Como funcionam os exercícios nas paralelas?
- Quem inventou paralelas assimétricas?
- Quando foram introduzidas as barras assimétricas?

Como são realizadas as provas de paralelas assimétricas e como é o aparelho utilizado?
- Paralelas Assimétricas: Movimentos circulares e de transferência entre as barras são os mais utilizados. ... A ginasta deve executar toda a série, composta por movimentos acrobáticos e de dança, além de giros de 360 graus e saltos obrigatórios, em um período que varia entre 70 e 90 segundos.
Como são realizadas as provas de paralelas assimétricas?
As simétricas permitem a ginasta o apoio; com o uso apenas das mãos ou dos pés, além de tomá-lo com qualquer outra parte do corpo, desde que faça parte de sua rotina e seus movimentos sejam realizados com segurança. As rotinas neste aparelho realizadas devem conter movimentos de impulso, voo e estáticos.
Como funciona a barras assimétricas?
As barras assimétricas participam da competição feminina. Composta por duas barras paralelas de 2,4m posicionadas em diferentes alturas, a barra alta fica a 2,5m do chão e a barra baixa, a 1,7m de altura (essas distâncias podem sofrer uma variação de 10cm para mais ou para menos, dependendo da altura da ginasta).
Que movimentos um atleta deve executar no aparelho barras paralelas?
As habilidades desenvolvidas pelo ginasta durante a prática são o equilíbrio, a força e a agilidade, e são executados em suspensão e apoio. ... Manter a postura angular correta: 180º vertical e 90º nas paradas e movimentos de equilíbrio, além da correta execução das largadas.
Como funciona as barras paralelas?
As barras paralelas são uma prova da competição masculina. O aparelho consiste em duas barras idênticas de 3,5m de comprimento, sustentadas por suportes metálicos. Posicionadas paralelamente a uma distância que pode variar de 42 a 52cm, as barras ficam a uma altura de 2m do chão.
Quais são as provas de ginástica artística feminina?
Os aparelhos (provas) femininos são a trave, o solo, o salto sobre a mesa e as barras assimétricas. Tais aparelhos, durante as apresentações femininas, colocam maior ênfase na vertente artística e de agilidade. Em comum, homens e mulheres possuem as provas de solo e salto, com nuances de diferenciação.
Quando a prova se tornou exclusivamente feminina?
A presença das mulheres nas modalidades olímpicas foi gradativa. No tiro com arco, por exemplo, elas puderam competir a partir de 1904. Já no badminton e no judô, apenas em 1992, enquanto o wrestling só teve disputas femininas em 2004, e o boxe, em 2012.
São duas barras da mesma altura o ginasta deve utilizar as duas barras obrigatoriamente passando por todo o seu comprimento?
Barras paralelas: O aparelho possui as medidas de 1,95 x 3,5m, além de estarem distanciadas entre 42 e 52cm. A prova consiste em exercícios de equilíbrio e força, onde o ginasta utiliza as duas barras obrigatoriamente, passando por todo o seu comprimento.
Qual a diferença entre barra fixa e barra assimétrica?
A barra fixa, enquanto aparelho, é composta pelos mesmos materiais das barras assimétricas femininas - atualmente fabricadas com fibras sintéticas: de vidro e recobertas com madeira e, por vezes, material aderente – e possui semelhante maleabilidade para dar maior segurança aos movimentos dos ginastas.
Qual a altura das paralelas assimétricas?
- As paralelas assimétricas são atualmente fabricadas com fibras sintéticas - de vidro e recobertas com madeira e, por vezes, material aderente, como na trave de equilíbrio. Geralmente, elas ficam posicionadas, a mais alta a 2,36 m de altura e a menor a 1,57 m.
Como funcionam os exercícios nas paralelas?
- Atualmente, os barrotes são cobertos com o mesmo material utilizado nas barras assimétricas e na barra fixa . A diferença é que não há cabos de aço que prendam o aparelho ao chão. Os exercícios nas paralelas combinam diversos movimentos, mas principalmente largadas e balanços , chamados elementos de impulso.
Quem inventou paralelas assimétricas?
- Em 1970, a primeira campeã mundial foi a alemã Karin Janz, que inovou mais uma vez, os movimentos neste aparelho. As paralelas assimétricas são atualmente fabricadas com fibras sintéticas - de vidro e recobertas com madeira e, por vezes, material aderente, como na trave de equilíbrio.
Quando foram introduzidas as barras assimétricas?
- Só em 1934 as barras assimétricas foram introduzidas em um Campeonato Mundial, na edição de Budapeste. A sua estreia olímpica foi em 1936, nos Jogos Olímpicos de Berlim, onde apenas a Tchecoslováquia optou por elas como uma prova executável nos exercícios combinados.