Qual era a composição do Merthiolate?

Qual era a composição do Merthiolate?
Composição: Cada 1 mL do produto contém: digluconato de clorexidina 10 mg e veículo* q.s.p. 1 mL * solução de hidróxido de sódio, solução de ácido clorídrico e água de osmose reversa.
Porque foi proibido a venda do Merthiolate?
A intenção da Anvisa é diminuir a oferta de remédios que contenham o mercúrio, um metal pesado, na fórmula. Em doses altas, o metal pode provocar intoxicação e outros problemas de saúde. Os anti-sépticos usados em machucados têm doses muito pequenas de mercúrio e, sozinhos, não fazem mal à saúde.
Qual o princípio ativo do Merthiolate?
O princípio ativo é a substância que dá ação ao remédio. O tiomersal, também conhecido como timerosal, antes presente na composição da Merthiolate, foi substituído por outro princípio ativo, o digluconato de clorhexidina, que não contém mercúrio, ao contrário do anterior.
Em que ano o Merthiolate parou de arder?
Em 2001, a linha de produtos Merthiolate ganhou uma nova fórmula devido à uma nova tecnologia e deixou de “arder”.
O que faz o Merthiolate?
O que é: Merthiolate tem ação específica sobre as bactérias, dificultando a sua proliferação. Possui a propriedade de matar bactérias (bactericida). Para que serve: Merthiolate é indicado na antissepsia (desinfecção e limpeza) da pele e de pequenos ferimentos.
Qual o efeito do Merthiolate?
O Merthiolate tem na sua composição clorexidina, que é uma substância ativa que exerce uma ação antisséptica, antifúngica e bactericida, eficaz na eliminação de microrganismos, assim como na prevenção da sua proliferação.