adplus-dvertising

Quais são as novas regras da pensão por morte?

Índice

Quais são as novas regras da pensão por morte?

Quais são as novas regras da pensão por morte?

A partir de 2021, o pensionista com menos de 22 anos de idade receberá a pensão por até três anos. O intervalo sobe para seis anos para pensionistas de 22 a 27 anos, 10 anos para pensionistas de 28 a 30 anos, 15 anos para pensionistas de 31 a 41 anos e 20 anos para pensionistas de 42 a 44 anos.

Quem tem direito a pensão por morte 2020?

A MP foi convertida na Lei nº 13.135/15, que trouxe as seguintes regras: se o casamento ou união estável tiver menos de dois anos, ou a pessoa falecida tiver feito menos de 18 contribuições, a pensão será paga por quatro meses. ... Para óbitos ocorridos até 31 de dezembro de 2020, continuam valendo as regras anteriores.

Qual o prazo de carência para a aposentadoria por idade depois da Reforma previdenciária de 2019 para as aposentadorias por idade concedido pelo INSS?

tempo de contribuição de 35 anos, se homem, e 30 anos, se mulher; pedágio de 100% do tempo faltante na data da publicação da EC n.º 103/2019 e; 60 anos de idade, se homem, e 57 anos de idade, se mulher.

Quem tem 35 anos de contribuição pode se aposentar?

A Aposentadoria por Tempo de Contribuição no INSS é um benefício para quem completou os requisitos antes da Reforma da Previdência, sendo necessários 35 anos (homem) ou 30 anos (mulher) de contribuição até 19.

Quem pode receber a pensão por morte?

  • Você pode receber a pensão por morte caso seja dependente da pessoa que faleceu. Nesse caso, o falecido precisava ser um segurado da Previdência Social. Os filhos de qualquer idade que apresentem incapacidade permanente ou deficiência incapacitante.

Será que a pensão por morte pode ser prorrogada?

  • Geralmente as pessoas confundem a pensão alimentícia com a pensão por morte, que no caso de pensão alimentícia, dependendo da situação, pode ser prorrogada até os 24 anos, ou a depender do acordo que fizer entre pais e filhos. Contudo, na legislação em vigor, a pensão por morte não se prorroga quando o filho completa 21 anos de idade.

Como pedir a pensão por morte na justiça?

  • Como pedir a pensão por morte na Justiça? Infelizmente, o seu pedido de pensão por morte pode ser negado pelo INSS, então, deve aparecer a informação de “pedido indeferido”. Nesse caso, é possível contestar no próprio INSS, com um recurso administrativo.

Quanto custa a acumulação de pensão por morte?

  • É permitida a acumulação de pensão por morte de regimes distintos e de pensão por morte com aposentadoria. I - 60% do valor que exceder 1 salário-mínimo, até o limite de 2 salários-mínimos.

Postagens relacionadas: