O que mudou com o novo acordo ortográfico da língua portuguesa?
Índice
- O que mudou com o novo acordo ortográfico da língua portuguesa?
- Quais as palavras que mudaram no novo acordo ortográfico?
- Qual foi o novo acordo ortográfico?
- Como ficou a palavra ano luz no novo acordo ortográfico?
- Por que a ortografia da língua portuguesa já sofreu acordos e mudanças ao longo da sua escrita?
- Quando foi aprovado o Acordo Ortográfico da língua portuguesa?
- Como acabar com a unificação da ortografia da língua portuguesa?
- Como foram realizadas as mudanças na ortografia no Brasil?
- Quais são as especificidades do Acordo Ortográfico portuguesa?

O que mudou com o novo acordo ortográfico da língua portuguesa?
Entre as mudanças na língua portuguesa ocasionadas pela reforma ortográfica, podemos citar o fim do trema, alterações da forma de acentuar palavras com ditongos abertos e que sejam hiatos, supressão dos acentos diferenciais e dos acentos tônicos, novas regras para o emprego do hífen e inclusão das letras w, k e y ao ...
Quais as palavras que mudaram no novo acordo ortográfico?
Por exemplo: anéis, fiéis, papéis, pastéis, céu, chapéu, troféu, véu, destrói, herói, faróis e sóis. O acento também desaparece nas paroxítonas com “i” e “u” tônicos que formam hiato (sequência de duas vogais que pertencem a sílabas diferentes) com a vogal anterior, que, por sua vez, faz parte de um ditongo.
Qual foi o novo acordo ortográfico?
O novo acordo ortográfico foi realizado em 2009, com prazo de adaptação até 2012, e visa uniformizar e aproximar a gramática entre os 9 países que têm a Língua Portuguesa como língua oficial. As mudanças consistem principalmente na acentuação, uso no hífen, uso do trema e no alfabeto, exemplificadas a seguir.
Como ficou a palavra ano luz no novo acordo ortográfico?
1.1 Usado em palavras compostas por justaposição que constituem uma unidade sintagmática e semântica. Exemplos: ano-luz; tio-avô; médico-cirurgião; segunda-feira; guarda-chuva; sul-africano. Atenção! As palavras compostas por justaposição que tenham perdido a noção de composição não são mais grafadas com hífen.
Por que a ortografia da língua portuguesa já sofreu acordos e mudanças ao longo da sua escrita?
Foram muitos anos - mais precisamente, 18 - de muito trabalho e discussão para chegar a um acordo que permitisse à Língua Portuguesa ter apenas uma grafia (era provavelmente o único idioma a ter duas normas oficiais). O principal objetivo das mudanças é mesmo econômico: facilitar a integração comercial entre as nações.
Quando foi aprovado o Acordo Ortográfico da língua portuguesa?
- Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. O atual Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa foi aprovado em definitivo no dia 12 de outubro de 1990 e assinado em 16 de dezembro do mesmo ano. O documento foi firmado pela Academia de Ciências de Lisboa, a Academia Brasileira de Letras e representantes de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, ...
Como acabar com a unificação da ortografia da língua portuguesa?
- A unificação da ortografia da Língua Portuguesa, anunciada com alarde pelo Ministério da Educação (MEC) no ano passado, promete acabar com parte desse cenário de desencontros.
Como foram realizadas as mudanças na ortografia no Brasil?
- Alterações na ortografia não são novidade no Brasil. Em 1943, foram realizadas as primeiras mudanças oficiais.
Quais são as especificidades do Acordo Ortográfico portuguesa?
- Considerando as especificidades dos países signatários do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, foi acordada a unificação em 98% dos vocábulos. Ficam consideradas neste caso as especificidades da pronúncia conforme o espaço geográfico.