O que mudou na nova lei de franquias?
Índice
- O que mudou na nova lei de franquias?
- O que é COF e quais as principais mudanças em relação a nova lei explique?
- O que é mudança de franquia?
- Quais as principais inovações implementadas pela nova lei de franquias?
- Qual a lei da franquia?
- Como regulamentar uma franquia?
- Qual a importância da COF?
- O que deve constar no COF?
- O que é o franqueado?
- Quando entrou em vigor a nova lei de franquias?
- Qual a nova legislação da franqueada?
- Quais são as franquias Brasileiras?

O que mudou na nova lei de franquias?
A Nova Lei de Franquias confirma a ausência de relação de consumo entre franqueado e franqueador, bem como a ausência de vínculo empregatício entre empregados do franqueado e o franqueador, aspectos consolidados pela jurisprudência, mas que agrega maior segurança jurídica ao modelo de negócio.
O que é COF e quais as principais mudanças em relação a nova lei explique?
O que mudou na COF? O principal documento repassado a um franqueado quando este decide abrir uma franquia é a Circular de Oferta de Franquia. Conforme previsto na lei, o documento deve ser entregue ao franqueado até 10 dias antes da assinatura do contrato.
O que é mudança de franquia?
Ponto comercial e sublocação A nova lei de franquias permite que a locação do ponto comercial seja feita pelo franqueador e, assim, o franqueado seja colocado como sublocador. Assim, caso o franqueado deixe a rede, o imóvel continuará em posse do franqueador.
Quais as principais inovações implementadas pela nova lei de franquias?
Ainda, vale destacar duas inovações trazidas pela nova Lei de Franquia: Uma delas está relacionada a possibilidade de sublocação do ponto comercial pelo franqueador aos franqueados, cabendo a qualquer das partes a legitimidade para a propositura de ação renovatória do contrato de locação do imóvel.
Qual a lei da franquia?
A base de toda relação franqueadora / franqueados é a documentação legal que tem como elemento central a Circular de Oferta de Franquia ("COF"), que deve ser escrita em língua portuguesa, de forma objetiva e acessível (art. 2º da lei 13.966/193).
Como regulamentar uma franquia?
O registro da marca é inerente ao Sistema de Franchising, sendo que a franquia é o sistema pelo qual a franqueadora cede ao franqueado o direito de uso da marca ou patente, associados a outros direitos. Sendo assim, é imprescindível que a marca esteja registrada para que se ingresse no sistema de franchising.
Qual a importância da COF?
De maneira resumida, a COF é um documento elaborado pelo franqueador e que deve constar todas as condições pertinentes ao negócio, como as obrigações e direitos dos possíveis fraqueados interessados em abrir uma unidade e a descrição de aspectos legais e financeiros do funcionamento do empreendimento.
O que deve constar no COF?
O que a COF deve conter?
- exclusividade de território;
- especificidades do “franqueado ideal”;
- custo de investimento;
- prazo de retorno após o final do contrato;
- condições dos franqueados ativos e desvinculados à rede de franquia;
- meios de comunicação da franqueadora com seus associados.
O que é o franqueado?
Franqueador– pessoa jurídica detentora dos direitos sobre determinada marca ou patente, que formata um modelo de negócio e cede a terceiros (franqueados) o direito de uso desta marca ou patente e do know-how por ela desenvolvido, sendo remunerada por eles pelo uso deste sistema.
Quando entrou em vigor a nova lei de franquias?
- Entrou em vigor, na última sexta-feira (27), a nova Lei de Franquias (Lei nº 13.996/2019), que traz alterações importantes nas normas para o setor. A medida foi aprovada no Congresso Nacional e sancionada pelo presidente da República no fim do ano passado, substituindo a lei anterior, que era de 1994.
Qual a nova legislação da franqueada?
- A medida foi aprovada no Congresso Nacional e sancionada pelo presidente da República no fim do ano passado, substituindo a lei anterior, que era de 1994. Entre as novidades, a nova legislação deixa claro que não existe relação de trabalho entre franqueadora e os empregados da franqueada, nem relação comercial entre franqueadora e franqueada.
Quais são as franquias Brasileiras?
- No Brasil, o segmento de franquias responde por 2,6% do Produto Interno Bruto (PIB, soma de bens e serviços) e gera 1,4 milhão de empregos diretos e outros 5 milhões de indiretos. Ao todo, são 2.917 redes e 161 mil unidades, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Confira os principais pontos da nova Lei de Franquias: