adplus-dvertising

Porque os militares estavam descontentes com a monarquia?

Índice

Porque os militares estavam descontentes com a monarquia?

Porque os militares estavam descontentes com a monarquia?

No final do século XIX, parte da elite estava descontente com o reinado de D. Pedro II (1825-1891). Os militares sentiam-se desprestigiados desde a Guerra do Paraguai, pediam aumento de salário e mais participação no governo. Vários militares também apoiavam o Positivismo, tanto na sua versão religiosa como filosófica.

Como os militares participaram da política brasileira?

  • Aproveitando a força da vitória na Guerra do Paraguai, os militares quiseram participar efetivamente da política brasileira, mas Dom Pedro II, utilizando o Poder Moderador, impediu essa participação. O Exército, em especial, mostrava-se como “salvador da pátria”, como se fosse o único detentor da solução para a crise enfrentada pelo Império.

Qual a defesa das Forças Armadas?

  • Uma que destina-se a defesa de Pátria, a garantia dos poderes constitucionais, sem invocar a forma como isto será feita; Uma segunda parte que por iniciativa de qualquer dos poderes as forças armadas poderão ser convocadas pois destinam-se também a defesa da lei e da ordem.

Quais foram os motivos do golpe militar?

  • O regime militar não pode ser visto apenas como um período de supressão de liberdades fundamentais do ser humano. Os principais motivos do golpe foram econômicos. Um presidente cujas propostas ameaçavam privilégios de classe precisava ser detido pela elite. Foi o que aconteceu.

Será que os militares podem assumir o poder absoluto?

  • Ou seja, se os poderes estão em perigo, não estão funcionando, funcionando mal, os militares podem assumir o poder. Vejam que no Brasil não existe poder absoluto sendo que apenas as forças armadas podem faze-lo utilizando em ultima instância um poder absoluto e porque não dizer até arbitrário.

Postagens relacionadas: