O que muda com o novo PGR?
Índice
- O que muda com o novo PGR?
- Para que serve o PGR?
- O que o PGR substitui?
- Quais são os dois pilares do PGR?
- Quando o PGR é obrigatório?
- O que o PGR tem de novidade que não encontramos no PPRA?
- O que é o PGR?
- Quando entra o PGR em vigor?
- Por que o PPRA mudou para PGR?
- Qual é o papel do PGR?
- Por que o PGR é menos burocrático?

O que muda com o novo PGR?
O novo PGR trouxe para as empresas o Gerenciamento de Riscos Ocupacionais – GRO, que consiste na identificação dos perigos, avaliação dos riscos e controle dos riscos, formando o documento chamado inventário de riscos e controle destes riscos através de um plano de ação.
Para que serve o PGR?
O Programa de Gerenciamento de Risco (PGR), como o próprio nome sugere, é um programa adotado pelas organizações com o intuito de gerenciar os riscos existentes no local de suas atividades.
O que o PGR substitui?
Uma das principais mudanças foi o estabelecimento do Programa de Gerenciamento de Riscos – PGR, que substitui o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA. O PGR pode ser parte integrante de um sistema de gestão ou desdobrado em planos e subprogramas.
Quais são os dois pilares do PGR?
Com isso, o PGR deve estar fundamentado em dois pilares de documentação: inventário de riscos; plano de ação para prevenção e controle....O que diferencia GRO de PGR?
- levantamento e identificação de perigos;
- avaliação dos riscos;
- medidas de prevenção e controle.
Quando o PGR é obrigatório?
março de 2021 As novas Normas Regulamentadoras, bem como suas inúmeras mudanças, passam a valer 01 ano após sua publicação. Sendo assim, o PGR passa a ser obrigatório a partir de março de 2021.
O que o PGR tem de novidade que não encontramos no PPRA?
Em uma visão mais consentânea com o meio ocupacional contemporâneo, o PGR passa a observar também os riscos ergonômicos e mecânicos. Redução de custos e prazos. A alteração também visa à redução nos custos.
O que é o PGR?
No Brasil, o Procurador-Geral da República é a autoridade responsável pela Procuradoria-Geral da República (PGR) no país.
Quando entra o PGR em vigor?
- O PGR entra em vigor em março de 2021, mas a sua empresa já pode começar a se atualizar! RH, você já sabe que escolheu uma profissão que está em constante atualização, não é? Agora, sabemos que 2020 exigiu ainda mais adaptações do que o normal.
Por que o PPRA mudou para PGR?
- Trata-se de um processo de melhoria contínua, ou seja, toda alteração que houver em algum processo da empresa, o PGR também irá mudar. Por que o PPRA mudou para PGR? Porque duas Portarias foram publicadas, em 9 e 10 de março de 2020, aprovando as redações de duas novas Normas Regulamentadoras.
Qual é o papel do PGR?
- O PGR é uma ferramenta gerencial administrativa que tem a função de gerenciar os riscos. Não será um documento para ser impresso e guardado na gaveta! Trata-se de um processo de melhoria contínua, ou seja, toda alteração que houver em algum processo da empresa, o PGR também irá mudar.
Por que o PGR é menos burocrático?
- Por isso, além de trazer uma redução nos custos, o PGR também deve ser menos burocrático na sua implementação, possuindo um prazo de renovação maior se comparado a outros programas de saúde ocupacional e prevenção de acidentes.