adplus-dvertising

Como descrever fontanela no exame físico?

Índice

Como descrever fontanela no exame físico?

Como descrever fontanela no exame físico?

Exame das fontanelas. Observar o diâmetro e suas tensões: Fontanelas com diâmetro aumentado podem estar relacionadas com hipotireoidismo ou osteogênese imperfeita; Em caso das tensões tiverem aumentadas (abauladas) ou diminuídas (retraídas) pode ser sinal de Hipertensão intracraniana e desidratação respectivamente.

Como avaliar o padrão respiratório de uma criança durante o exame físico quais alterações podem ser detectadas?

A observação atenta dos pacientes durante o exame físico do tórax é capaz de revelar a presença de eventuais alterações referentes ao padrão respiratório....Alterações no padrão respiratório

  • Taquipneia.
  • Hiperpneia.
  • Bradipneia.
  • Apneia.
  • Dispneia suspirosa.
  • Ritmo de Cantani.
  • Respiração de Kussmaul.
  • Ritmo de Biot.

Qual é o objetivo do médico ao testar as respostas reflexas do recém-nascido?

O objetivo do teste é avaliar o ajuste imediato do recém-nascido à vida fora do útero da mãe, afinal, ele é retirado de um ambiente em que recebia tudo e não precisava respirar para um mundo em que ele terá de dar conta disso tudo sozinho.

Como é feito o exame físico da criança incluindo a inspeção testes e palpação adequados à idade?

O exame deve ser feito em um ambiente com temperatura agradável, com a criança completamente despida. Pode ser iniciado com a criança no colo da mãe, vestida e dormindo, realizando-se primeiro aqueles procedimentos que o choro pode prejudicar mais, tais como a ausculta pulmonar e cardíaca.

Como descrever a Oroscopia?

Alguns aspectos são importantes na realização da oroscopia. A criança pode estar deitada ou sentada. Deitada, a criança encontra-se em posição mais indefesa, o que torna o exame ainda mais ameaçador. Na posição sentada, a criança está de frente ao examinador.

Quais os exames físicos na puericultura?

Dados antropométricos: Nesta etapa do exame físico deve-se realizar as medidas de: peso, comprimento/altura, índice de massa corpórea (IMC), perímetro cefálico, perímetro torácico (até os 3 anos de idade) e circunferência abdominal.

Como são divididas as fontanelas?

  • As fontanelas são assim divididas: duas ímpares, uma anterior (fontanela bregmática) e uma posterior (fontanela lambdóidea), situadas na linha mediana; e duas pares, as fontanelas ântero-lateral (ptérica ou esfenoidal) e, póstero-lateral (astérica ou mastoidea).

Quais são as causas das fontanelas grandes?

  • Fontanelas grandes são mais comuns em recém-nascidos prematuros ou que tiveram seu crescimento restrito ainda na gestação. No entanto, a causa mais frequente é a hidrocefalia, onde há aumento do líquido céfalo-raquidiano (líquor) que fica em volta do cérebro e de toda a medula espinhal.

Qual é a função da fontanela?

  • A fontanela é a zona membranosa que se localiza entre os ossos do crânio do recém-nascido. As funções das fontanelas que se encontram no alto da cabeça dos bebés e das suturas são promover o momento do parto, facilitando assim a passagem do bebé pelo canal vaginal e permitir o crescimento adequado do cérebro.

Quando se fecham as fontanelas?

  • Antes de a criança completar dois anos, as fontanelas se fecham porque os ossos se aproximam e o espaço intermediário se torna ósseo. A fontanela anterior se fecha por volta de nove a 12 meses e a posterior fecha-se entre dois e três meses. NÃO PARE AGORA...

Postagens relacionadas: