adplus-dvertising

Quando que o pai tem direito a guarda compartilhada?

Índice

Quando que o pai tem direito a guarda compartilhada?

Quando que o pai tem direito a guarda compartilhada?

1.584, §2 do Código Civil estabelece que a guarda compartilhada “será” aplicada quando os pais não estão de acordo sobre a guarda do filho e possuem condições de exercer os direitos e deveres maternos e paternos.

Como funciona a lei da guarda compartilhada?

Na guarda compartilhada, a criança continua tendo uma espécie de lar fixo, onde reside, e o outro pai ou mãe tem a possibilidade de ter um dia no meio da semana, por exemplo, para ficar com o filho e também aos finais de semana, em uma situação hipotética.

Como o filho irá morar com os pais na guarda compartilhada?

  • Viviana – Como o filho irá morar com um dos pais na guarda compartilhada, evidentemente caberá ao outro o pagamento de pensão alimentícia. O que há, na verdade, é uma divisão proporcional das despesas com o filho. Os pais, em comum acordo, dividem as despesas, assim como as decisões sobre a vida do filho.

Como deve ser aplicada a guarda compartilhada?

  • Como regra geral, a guarda compartilhada só não deve ser aplicada em casos nos quais um dos pais abre mão da guarda dos filhos ou não pode exercer o poder familiar. No entanto, nada impede uma alteração sobre a guarda, caso ocorram motivos graves, como a comprovação de alienação parental, prevista naLei nº 12.318/10, por exemplo.

Como a guarda compartilhada vem ao encontro das mudanças na sociedade?

  • A guarda compartilhada vem ao encontro das mudanças ocorridas na sociedade nos últimos tempos, em que se dá lugar a diversas formas de família, ficando para trás a sociedade patriarcal, o que é muito positivo.

Por que a guarda compartilhada não é realista?

  • Vocês moram longe um do outro e a guarda compartilhada não é realista. É necessário que a criança passe a maior parte do ano letivo com um único pai. Compreenda como o juiz avalia as questões de custodia.

Postagens relacionadas: