Como descobrir a constante de uma mola?
Índice
- Como descobrir a constante de uma mola?
- O que é a constante elástica de uma mola?
- Qual a constante elástica dureza da mola no si?
- O que é a força elástica?
- Como calcular a constante?
- Como aumentar a força elástica?
- Qual mola e mais elástica?
- Qual o valor da constante elástica da mola em n CM?
- Qual o comprimento final da mola?
- Qual o comprimento da mola de constante elástica?
- Quais são as molas?
- Qual a dureza da mola?

Como descobrir a constante de uma mola?
A fórmula para calcular a força elástica é Fe = k x X, em que:
- Fe — força elástica, dada em newtons;
- k — constante elástica do corpo, dada em newtons/metro;
- X — deformação percebida no corpo após a aplicação da Fe, dada em metros.
O que é a constante elástica de uma mola?
A Constante Elástica da mola traduz a rigidez da mola, ou seja, representa uma medida de sua dureza. Quanto maior for a Constante Elástica da mola, maior será sua dureza.
Qual a constante elástica dureza da mola no si?
Essa equação é conhecida como Lei de Hooke, em homenagem a Robert Hooke, responsável por formulá-la. Nela, k é a constante elástica da mola, e sua unidade é N/m no Sistema Internacional. Tal constante elástica representa a “dureza” da mola.
O que é a força elástica?
A força elástica é definida a partir da lei de Hooke. Essa lei afirma que, quando se aplica uma força sobre uma mola, ela se deforma, dando origem a uma força elástica que tem a mesma direção da força externa, mas sentido oposto.
Como calcular a constante?
A constante do equilíbrio pode ser calculada por meio das concentrações em mol/L, sendo chamada, por isso, de Kc. Para calcular o Kc, basta montar a expressão do equilíbrio e utilizar os valores das concentrações molares dos participantes, desde que elas estejam no equilíbrio.
Como aumentar a força elástica?
A força elástica tende a resistir ao movimento (compressão ou distensão). Ou seja, quanto maior for a deformação do material, maior será a atuação da força elástica para que o corpo retorne à forma original. Desta forma, podemos encontrar uma relação matemática para a força elástica.
Qual mola e mais elástica?
Então, quanto mais dura for a mola, maior será sua constante elástica. Desse modo, ao comparar duas molas, de constantes elásticas iguais a 2 N/m, você sabe que a segunda mola é a mais dura, por exemplo.
Qual o valor da constante elástica da mola em n CM?
A constante elástica equivalente é 6 N/cm. Ou seja, quando colocamos uma mola de k1 = 15 N/cm associada em série com outra de k2 = 10 N/cm, a dureza dessa associação corresponde a uma mola de keq = 6 N/cm.
Qual o comprimento final da mola?
- Perceba que, na fórmula acima, se o comprimento final da mola ( LF) for maior que o comprimento inicial ( L0 ), a deformação será positiva (x > 0); caso contrário, quando o comprimento final da mola for menor que o comprimento inicial, a deformação será negativa (x <0).
Qual o comprimento da mola de constante elástica?
- Questão 1) Uma mola de constante elástica igual a 200 N/m tem comprimento de 20 cm. Quando submetido a uma força externa, o comprimento dessa mola passa a ser de 15 cm. Determine o módulo da força elástica que é exercida pela mola, quando comprimida em 15 cm. Gabarito: letra B.
Quais são as molas?
- Existem molas de todos os tipos, mas provavelmente a mais familiar é a mola de metal helicoidal. Molas são partes essenciais de quase todos dispositivos mecânicos moderadamente complexos; da caneta esferográfica aos motores de carros de corrida.
Qual a dureza da mola?
- A Constante Elástica da mola traduz a rigidez da mola, ou seja, representa uma medida de sua dureza. Quanto maior for a Constante Elástica da mola, maior será sua dureza. É importante ressaltar que o sinal negativo observado na expressão vetorial da Lei de Hooke, significa que o vetor Força Elástica (