Como calcular a CCL?
Índice

Como calcular a CCL?
Existe uma fórmula específica e muito simples, utilizada para o cálculo do capital circulante líquido. Veja: CCL = AC (ativo circulante) – PC (passivo circulante).
Como calcular o CGL?
Sendo assim, há uma fórmula simples : CGL = AC – PC. Em que “AC ” refere-se a ativo circulante (aplicações financeiras, caixa, bancos, contas a receber, dentre outros recursos) e PC corresponde ao passivo circulante (contas a pagar, fornecedores, empréstimos…).
Tem-se CCL capital circulante líquido nulo quando?
AC < PC = CCL Negativo Quando o Ativo Circulante é igual ao Passivo Circulante, tem-se um Capital Circulante Líquido Nulo. ... O Capital Circulante Líquido representa uma folga financeira da Empresa a curto prazo.
O que significa CCL nulo?
a) CCL próprio ou positivo: ocorrerá quando o valor do ativo circulan- te (AC) for superior ao do passivo circulante (PC); b) CCL de terceiros ou negativo: ocorrerá quando o valor do AC for menor do que o PC; c) CCL nulo: ocorrerá quando o valor do AC for igual ao do PC.
Como calcular o capital circulante líquido?
- O cálculo do Capital circulante líquido funciona assim: No nosso exemplo, o Ativo Circulante (AC) é de R$ 750 Mil enquanto nosso Passivo Circulante (PC) é de R$ 413 Mil. Nesse caso, temos mais valores disponíveis (caixa) e valores a receber (clientes) mais vendas a realizar (estoques), do que contas a pagar (Bancos, Fornecedores e Salários).
Como calcular o capital de giro líquido?
- O cálculo do capital de giro líquido pode ser resumido pela equação: CGL (capital de giro líquido) = AC (Ativo Circulante) – PC (Passivo Circulante) Entretanto, chegar no valor exato dessa conta exige atenção a muitos aspectos: O ativo circulante nem sempre está disponível de imediato.
Quais são as contas circulantes?
- Mais do que apenas um local para registro de contas com prazos inferiores a um ano, as contas circulantes nos mostram quais as obrigações e direitos no curto prazo da empresa, ou seja, como é o fluxo de caixa das atividades operacionais da companhia.
Como realizar o cálculo do capital de giro com frequência?
- Como todos esses fatores apresentam grande variação, é importante realizar o cálculo do Capital de Giro com frequência e, assim, monitorar a situação da empresa, evitando surpresas e resultados negativos. Vale ressaltar, que o fluxo de caixa está diretamente ligado a esses fatores. A fórmula para o cálculo é simples.