adplus-dvertising

Como ocorre a radiação infravermelha?

Índice

Como ocorre a radiação infravermelha?

Como ocorre a radiação infravermelha?

A radiação infravermelha tem origem na vibração molecular, que gera oscilações nas cargas elétricas constituintes dos átomos e provoca a emissão de radiação, por isso, esse tipo de radiação está associada ao calor. ... Isso ocorre por causa da recepção do corpo às ondas de infravermelho produzidas pelo corpo aquecido.

Quais são os efeitos da radiação infravermelha?

A radiação infravermelha possui maior comprimento de onda que a ultravioleta e, por isso, sua energia é menor, penetrando muito na pele. É evidente que apesar disso, se houver exposição em excesso a essas radiações, elas podem causar danos à pele, como queimaduras.

Para que serve a radiação infravermelha?

A radiação infravermelha encontra aplicações práticas muito importantes. É utilizada, por exemplo, para aquecer ambientes, cozinhar alimentos e secar tintas e vernizes. Em medicina, tem amplo uso terapêutico, sendo empregada no tratamento de sinusite, dores reumáticas e traumáticas.

O que são os raios infravermelhos?

A radiação infravermelha (IV) é uma radiação não ionizante na porção invisível do espectro eletromagnético que está adjacente aos comprimentos de ondas longos, ou final vermelho do espectro da luz visível.

Onde e como é utilizado o infravermelho?

O infravermelho pode ser utilizado para comunicações de curta distância entre computadores ou dispositivos como celulares e palmtops. Ele também pode ser utilizado para ser a luz nas fibras óticas visto que seu comprimento de onda permite uma pequena disperção e por conseqüência uma melhor transmissão.

Como funciona o sensor de infravermelho?

Um sensor de infravermelho passivo é formado por um receptor que reage à emissão de raios infravermelhos. Quando ocorre um movimento no ambiente há uma variação de luz infravermelha que permite que o sensor perceba essa movimentação.

Quais são as aplicações do infravermelho quais os perigos do infravermelho?

Além dos raios ultravioleta A e B, que estão no espectro de proteção do filtro, especialistas explicam que a luz visível e a radiação infravermelha são tão prejudiciais quanto, capazes de causar doenças no rosto e envelhecimento precoce da pele.

Quais são os malefícios da radiação infravermelha?

QUAIS OS MALEFÍCIOS DA RADIAÇÃO INFRAVERMELHA? As ondas curtas do espectro são capazes de penetrar a uma profundidade de vários centímetros, causando o aquecimento dos órgãos internos. No local de exposição devido à expansão dos capilares, pode ocorrer vermelhidão da pele, até a formação de bolhas.

Para que é usado o infravermelho?

A radiação infravermelha encontra aplicações práticas muito importantes. É utilizada, por exemplo, para aquecer ambientes, cozinhar alimentos e secar tintas e vernizes. Em medicina, tem amplo uso terapêutico, sendo empregada no tratamento de sinusite, dores reumáticas e traumáticas.

Como percebemos a radiação infravermelha?

Nas proximidades de uma fogueira, por exemplo, percebemos a radiação infravermelha como calor porque nossos corpos absorvem essas ondas eletromagnéticas, Muitos materiais, na verdade, absorvem infravermelho numa larga faixa de comprimentos de onda, o que provoca um aumento na sua temperatura.

Qual a origem da radiação infravermelha?

  • A radiação infravermelha é originada da agitação térmica das partículas que constituem os corpos. Devido a essa agitação, as cargas elétricas dos átomos e moléculas oscilam e emitem radiação eletromagnética, geralmente associada com calor.

Quais são os raios infravermelhos?

  • Os raios infravermelhos (IV) são radiações eletromagnéticas com comprimentos de onda entre 7 nm.

Como funcionam as lâmpadas infravermelhas?

  • As lâmpadas infravermelhas usam dessa radiação para ativar a circulação sanguínea e diminuir processos inflamatórios. As câmeras sensíveis ao infravermelho conseguem mostrar as áreas mais quentes dos corpos, que ficam nas cores amarelo e laranja. Além disso, vários dispositivos usados no cotidiano funcionam por meio da radiação IV.

Como é emitida a radiação em um corpo?

  • Assim, a radiação é emitida em uma faixa contínua de frequências, ou seja, em um espectro contínuo: Segundo a Física Clássica, ao incidir radiação térmica em um corpo, as cargas elétricas próximas à superfície do corpo se agitam, de modo que parte da energia incidente no corpo é absorvida por ele.

Postagens relacionadas: