Qual fato marcou o governo de Justiniano?
Índice
- Qual fato marcou o governo de Justiniano?
- Qual foi a principal realização do governo de Justiniano?
- Qual a importância do governo de Justiniano?
- Quais as principais obras de Justiniano em Constantinopla?
- Qual a importância histórica de Justiniano para o Império Bizantino?
- Quais foram as obras de Justiniano?
- Quais foram as conquistas de Justiniano do Ocidente?
- Qual foi a intransigência de Justiniano na perseguição de seus objetivos?
- Quais foram os episódios mais importantes de Teodora e Justiniano?
Qual fato marcou o governo de Justiniano?
No governo de Justiniano (527-565), o Império Bizantino atingiu seu esplendor, através do fortalecimento do poder imperial e da expansão fronteiriça. No plano político, Justiniano organizou o Corpus Júris Dominici, ou o Código Justiniano, que foi sintetizado em quatro livros, que abarcavam: Código – reunião das leis.
Qual foi a principal realização do governo de Justiniano?
O governo de Justiniano e suas principais realizações: Justiniano conseguiu reconquistar a Península Ibérica dos visigodos, a região Norte do continente africano dos vândalos e a Itália dos ostrogodos. - Um dos principais episódios ocorridos em seu governo foi a Revolta de Nika (532).
Qual a importância do governo de Justiniano?
Justiniano foi importante para o Império Bizantino por ter ajudado a reformar os modelos legais do Império, de modo a ter promulgado o Código Justiniano que ajudou a evitar o tipo de desastre social que acabou por derrubar o Império Romano do Ocidente.
Quais as principais obras de Justiniano em Constantinopla?
As três obras de Justiniano eram uma compilação das leis romanas desde a República até o Império Romano. Posteriormente, foram reunidas numa única obra o Codex Justinianus, depois chamado de Corpus Juris Civilis (Corpo de Direito Civil).
Qual a importância histórica de Justiniano para o Império Bizantino?
No governo de Justiniano (5), o império implementou um projeto de expansão territorial que visava recuperar o antigo esplendor vivido pelo Antigo Império Romano. Ao longo de seu reinado, Justiniano conseguiu conter o avanço militar dos persas e búlgaros sob a região balcânica.
Quais foram as obras de Justiniano?
- Além das periódicas invasões dos hunos e eslavos, que mesmo sendo rechaçados enfraqueciam o reino aos poucos. Justiniano também se destacou como construtor: fortificações em torno de todas as fronteiras, estradas, pontes, templos e edifícios públicos foram algumas de suas obras.
Quais foram as conquistas de Justiniano do Ocidente?
- - Reconquista de grandes territórios, que antes pertenciam ao Império Romano do Ocidente e foram conquistadas pelos povos germânicos. Justiniano conseguiu reconquistar a Península Ibérica dos visigodos, a região Norte do continente africano dos vândalos e a Itália dos ostrogodos.
Qual foi a intransigência de Justiniano na perseguição de seus objetivos?
- A intransigência com que Justiniano se aplicou na perseguição de seus objetivos provocou uma série de rebeliões no império. A mais violenta delas, a Revolta de Nika, ocorreu em 532, em Constantinopla . Logo no início de seu reinado (532), Justiniano teve de enfrentar uma grave revolta, a Revolta de Nika.
Quais foram os episódios mais importantes de Teodora e Justiniano?
- Teodora e Justiniano viveram em uma época de grandes mudanças, às vezes atormentada por confrontos religiosos e políticos. O episódio mais significativo foi a Revolta de Nika, que começou com uma corrida de cavalos no hipódromo e rapidamente se tornou, aos olhos de seus oponentes, uma oportunidade de derrubar Justiniano.