Quais são as principais características da pintura da arte barroca?
Índice
- Quais são as principais características da pintura da arte barroca?
- Quais são as principais características da escultura barroca?
- Quais são as influências da arte barroca?
- Quando começou a arte barroca?
- Quais são os atributos da arte barroca?
- Qual a diferença entre a arte barroca e o estilo clássico?
Quais são as principais características da pintura da arte barroca?
Características. Composição assimétrica, em diagonal - que se revela num estilo grandioso, monumental, retorcido, substituindo a unidade geométrica e o equilíbrio da arte renascentista. Acentuado contraste de claro-escuro (expressão dos sentimentos) - era um recurso que visava a intensificar a sensação de profundidade.
Quais são as principais características da escultura barroca?
A escultura barroca é marcada por um intenso dramatismo, pela exuberância das formas, pelas expressões teatrais, pelo jogo de luz, sombra e movimento. As figuras que exibem dramatismo, faces expressivas e roupas esvoaçantes.
Quais são as influências da arte barroca?
- No estado da Bahia, encontram-se enormes igrejas, dos séculos passados e a influência da arte barroca se faz presente. Não apenas em grandes edificações é que o Barroco exerce influência, mas também em objetos de decoração como os móveis, por exemplo.
Quando começou a arte barroca?
- O Barroco dominou a cena artística durante todo o século XVII e seguiu até as primeiras décadas do século XVIII. O estilo predominou na Europa e na América Latina, porém apareceu em períodos diferentes em cada país. A arte barroca se destacou nas áreas da pintura, arquitetura, escultura, música e literatura.
Quais são os atributos da arte barroca?
- Na arte barroca, encontram-se alguns atributos que relatam o sofrimento do ser humano, com miséria e dor. O Apóstolo Pedro, sendo crucificado de cabeça para baixo, é um dos quadros da arte barroca.
Qual a diferença entre a arte barroca e o estilo clássico?
- A arte barrocafoi o estilo que sucedeu o Renascimento, ambos os estilos compartilhavam do gosto pela antiguidade clássica. A expressão “Barroco” significa absurdo ou grotesco e foi assim chamado pelos críticos afim de ridicularizar a arte que abdicava das regras do estilo clássico.