Como era o estilo rococó?
Índice
- Como era o estilo rococó?
- Qual o objetivo do rococó?
- Quando e onde surgiu o estilo Rococó?
- Por que na escultura Rococó o gesso e a Madeira foram os preferidos?
- Quais são as principais características da arquitetura Rococó?
- Quais as principais características que diferencia o estilo Rococó do barro?
- Quais os traços mais marcantes do estilo rococó?
- Quais são os materiais usados nas esculturas do Rococó?
- Qual foi o estilo do Barroco?
Como era o estilo rococó?
Esse estilo opõe-se ao barroco e realiza a transição para o neoclassicismo. Portanto, é aristocrático, valoriza o hedonismo, a ornamentação, e, ao contrário do exagero barroco, privilegia os temas leves e as cores claras. Na arquitetura, há preferência por linhas curvas e simplicidade.
Qual o objetivo do rococó?
O estilo rococó irradiou-se pelos principais países da Europa e chegou ao Brasil colonial. ... O objetivo da arte rococó era entregar às pessoas o que elas buscavam: um misto de prazer e elevação artística sem pretensão.
Quando e onde surgiu o estilo Rococó?
Movimento artístico-cultural que surgiu após o Barroco em 1720. O Rococó foi uma manifestação artística que nasceu na França e chegou aos demais países europeus no século XVIII.
Por que na escultura Rococó o gesso e a Madeira foram os preferidos?
Embora usem o mármore, preferem o gesso e a madeira, que aceitam cores mais suaves. Os motivos são escolhidos em função da decoração. Até artistas famosos, principalmente ligados a manufactura de Sèvres apressam-se a preparar, desenhos e modelos.
Quais são as principais características da arquitetura Rococó?
Características da arquitetura rococó leveza dos traços; suavidade e luminosidade das cores; linhas curvas; ausência de interferência religiosa em quase todos os lugares (o Brasil, é claro, é uma das exceções);
Quais as principais características que diferencia o estilo Rococó do barro?
A diferença entre o Rococó e o Barroco é mínima. ... O Rococó surge como uma forma pejorativa da arte barroca, pois, esta era totalmente destinada às construções religiosas, enquanto o Rococó, gradualmente, foi se introduzindo na sociedade europeia, na pintura, decoração de interiores, etc.
Quais os traços mais marcantes do estilo rococó?
- Os traços mais marcantes do estilo Rococó são: era um estilo predominantemente decorativo. A pintura era mais voltada ao exercício da criatividade dos artistas e à representação do luxo, das festas e dos prazeres da vida humana.
Quais são os materiais usados nas esculturas do Rococó?
- Os principais materiais usados eram gesso, madeira e porcelana, este último especialmente para as esculturas de pequeno porte, utilizadas essencialmente como objetos decorativos. A representação do luxo, com elegância de delicadeza, é um traço bem típico das esculturas do Rococó.
Qual foi o estilo do Barroco?
- O Barroco foi um estilo forte, de impacto, teatral com realismo de inspiração popular e trazia em seu seio a mentalidade da burguesia que evoluía para um estágio industrial e capitalista, que desembocará na conquista do poder político com a Revolução Francesa.