Quais as causas da queda da antiga União Soviética e o fim da Guerra Fria?
Índice
- Quais as causas da queda da antiga União Soviética e o fim da Guerra Fria?
- O que significou no contexto político o fim da União Soviética?
- Como foi a União Soviética na Rússia?
- Quando começou a crise na União Soviética?
- Por que o texto surgiu na União Soviética?
- Quais são as ex-repúblicas soviéticas?
Quais as causas da queda da antiga União Soviética e o fim da Guerra Fria?
O autoritarismo, com a censura à imprensa e as mais diversas formas de manifestações populares; Controle da Igreja e demais religiões; Enfraquecimento da disciplina do Partido Comunista devido à divisão ideológica; Guerra Fria e a pressão do Ocidente.
O que significou no contexto político o fim da União Soviética?
O insucesso do golpe militar abriu portas para que os liberais tomassem o poder. No dia 29 de agosto de 1991, o Partido Comunista Soviético foi colocado na ilegalidade. Temendo maiores agitações políticas na Rússia, as nações que compunham a União Soviética começaram a exigir a autonomia política de seus territórios.
Como foi a União Soviética na Rússia?
- União Soviética foi uma nação que existiu de 19, e surgiu como resultado da revolução que transformou a Rússia em uma nação socialista em 1917. Ver Artigo Completo. O Comunismo na China. Uma das características do comunismo na China foi o culto às ideias e à personalidade de Mao Tsé-tung. Ver Artigo Completo.
Quando começou a crise na União Soviética?
- Na segunda metade da década de 80, o sentimento de insatisfação por parte da população atingiu a União Soviética, com isso foi necessária a implantação de inúmeras reformas no território.
Por que o texto surgiu na União Soviética?
- (FGV) “... com a subida de Gorbatchov ao poder, em 1985, a União Soviética iniciou a renovação de seus quadros dirigentes e pôs em prática a reformulação da legislação eleitoral, da administração popular e da economia..." Das reformas a que o texto se refere surgiu a Glasnost:
Quais são as ex-repúblicas soviéticas?
- Várias das ex-repúblicas soviéticas têm mantido laços estreitos com a Federação Russa, o Estado sucessor da URSS, e formaram organizações multilaterais, como a Comunidade Econômica Eurasiática, a União da Rússia e Bielorrússia, a União Aduaneira da Eurásia e a União Econômica Eurasiática para reforçar a cooperação econômica e militar.