Quais são as fases do puerpério?
Índice
- Quais são as fases do puerpério?
- O que é o período puerpério?
- Como classificar lóquios?
- O que significa grávida puérpera?
- O que fazer no puerpério?
- Quanto tempo dura a tristeza pós parto?
- Quais os sintomas do puerpério?
- Qual é o período do puerpério?
- Qual a diferença entre puerpério e pós-parto?
- Quais as emoções da mulher durante o puerpério?
- Quais são os sangramentos do puerpério?

Quais são as fases do puerpério?
Neste contexto, o puerpério se divide em: Imediato (1º ao 10º dia); Tardio (11º ao 42º dia) e Remoto (a partir do 43º dia). Na prática, o pós-parto é vivido de maneira singular, o que nos diz que o puerpério é subjetivo e pode durar dois anos ou mais.
O que é o período puerpério?
- Puerpério remoto – além do quadragésimo quinto dia até que a mulher retome sua função reprodutiva. Durante este período, a mulher apresenta o chamado “lóquios” que consiste de um sangramento sanguinolento liberado pelo útero após o parto.
Como classificar lóquios?
Os lóquios são classificados em: Vermelhos ou sanguinolentos (lochia rubra ou cruenta), presentes até o 3º ou 4º dia pós- parto, constituindo-se de sangue vermelho intenso, tecido decidual necrosado e células epiteliais. Geralmente a quantidade é semelhante a do fluxo menstrual.
O que significa grávida puérpera?
Puérperas são as mulheres que estão passando pelo puerpério, período pós-parto que se inicia logo após a saída da placenta —fato que ocorre quando a mulher dá à luz— e dura de 40 a 45 dias.
O que fazer no puerpério?
Durante todo o período de puerpério é fundamental beber bastante água, manter a dieta balanceada e tomar o polivitamínico recomendado pelo médico (normalmente o mesmo da gravidez), pois além de ajudar na recuperação do parto, é importante para adequada produção de leite e evitar problemas na amamentação, uma vez que ...
Quanto tempo dura a tristeza pós parto?
Entre 50% e 70% das mulheres apresentam a tristeza pós-parto, que dura cerca de duas semanas. A mãe se sente frágil, emociona-se facilmente, tem alterações de humor, sente falta de confiança em si própria e pode se sentir incapaz de cuidar do bebê, da casa e da família.
Quais os sintomas do puerpério?
Durante o puerpério a mulher passa por muitas alterações hormonais, físicas e emocionais....O que muda no corpo da mulher
- Mamas mais duras. ...
- Barriga inchada. ...
- Aparecimento de sangramento vaginal. ...
- Cólicas. ...
- Desconforto na região íntima. ...
- Incontinência urinária. ...
- Retorno da menstruação.
Qual é o período do puerpério?
- O puerpério (também chamado de resguardo ou quarentena) é o período de 42 dias a oito semanas após o parto que demora para que o corpo da mulher retorne à forma anterior à gestação. O período também é marcado por mudanças emocionais. A exceção são as mamas, que, devido à ...
Qual a diferença entre puerpério e pós-parto?
- Para Alexandre Coimbra Amaral, Psicólogo e Terapeuta, o puerpério é muito mais do que aquele quadro já estabelecido e pré-concebido do pós-parto. Ou seja, está além do primeiro mês de acomodação à chegada do bebê e da exaustão típica ao período.
Quais as emoções da mulher durante o puerpério?
- Quais as emoções da mulher durante o puerpério? Durante o puerpério, é muito comum a mulher sentir uma certa tristeza e, provavelmente, está acontecendo o baby blues.
Quais são os sangramentos do puerpério?
- Sangramentos do puerpério Após o nascimento de um bebê e saída da placenta, o útero vai retornando ao seu volume normal e também precisa se cicatrizar. Isso provoca a loquiação, que pode gerar sangramentos e secreções ao longo de todo o puerpério.